Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Aliassime derruba Zverev e chega a inéditas quartas
05/07/2021 às 15h44

Londres (Inglaterra) - Num jogo extremamente equilibrado e imprevisível até o finalzinho, o canadense Felix Auger-Aliassime conseguiu enfim derrotar o alemão Alexander Zverev e está pela primeira vez nas quartas de final de Wimbledon. O mais jovem dos classificados à quarta rodada, de 20 anos, marcou as parciais de 6/4, 7/6 (8-6), 3/6, 3/6 e 6/4, após 4h01 de grande esforço.

Aliassime marca assim sua maior campanha em eventos de Grand Slam. Antes disso, ele havia parado nas oitavas no US Open do ano passado e também no Australian Open deste ano. Ele enfrentará agora o amigo italiano Matteo Berrettini, que mais cedo passou sem sustos pelo bielorrusso Ilya Ivashka, por 6/4, 6/3 e 6/1. Curiosamente, o único duelo entre os dois foi exatamente na grama, na decisão do ATP 250 de Stuttgart de 2019, com vitória de Berrettini, por 6/4 e 7/6 (13-11).

Com a vitória mais cedo de Denis Shapovalov, esta é a primeira vez que dois canadenses estão nas quartas de final de um mesmo Slam. Aliassime também se torna o tenista de menor idade a atingir tal campanha em Wimbledon desde Nick Kyrgios, em 2014.

Jogo eletrizante
Sem ainda ter vencido set diante de Zverev nos três duelos anteriores, Aliassime fraquejou duas vezes nas primeiras séries, mas em ambas se aproveitou do serviço também instável do adversário para recuperar a desvantagem e virar o marcar. O número 6 do mundo chegou a ter 4/2 no set inicial, perdendo então quatro games consecutivos, e repetiu a dose no outro set, novamente com 4/2 e desta vez permitindo virada para 5/4. Ainda conteve a sangria, mas o canadense tomou rapidamente a dianteira no tiebreak, deu pequena vacilada e salvou set-point no serviço antes de ver Zverev cometer dupla falta, então sua quarta na partida.

Mas o experiente alemão não se entregou e elevou o nível a partir daí, sacando melhor e ficando bem mais consistente na base. Zverev chegou a ter 88% de acerto de primeiro saque no terceiro set e 76% no seguinte, o que não deu oportunidades a Aliassime. O canadense por sua vez ficou mais apressado e somou 18 erros não forçados nessas séries.

O alemão no entanto baixou a intensidade no começo do quinto set e se viu 2/0 abaixo, quando então o mau tempo obrigou o fechamento do teto e deixou o jogo um pouco mais veloz. Escapou de três break-points cruciais e chegou ao empate em seguida, num momento muito ruim de Aliassime com o serviço. As duplas faltas no entanto voltaram a assombrar Zverev, que permitiu nova quebra no sétimo game diante de devoluções muito firmes do canadense. Com 5/4, mostrou frieza e fechou num ponto difícil, em que precisou ser agressivo e finalizou com smash.

Zverev terminou a partida com 20 duplas faltas contra 6 do canadense. Aliassiame liderou nos aces (17 a 9) e nos winners (51 a 42), sem falar em 31 de 40 pontos vencidos junto à rede.

Comentários