Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Berrettini confirma ótima fase com vitória fácil
05/07/2021 às 10h05

Londres (Inglaterra) - Campeão em Queen's há duas semanas, o italiano Matteo Berrettini confirmou seu excelente momento sobre a grama inglesa e avançou pela primeira vez às quartas de final de Wimbledon, ao derrotar com facilidade o bielorrusso Ilya Ivashka, com parciais de 6/4 6/3 6/1.

Aos 25 anos, o atual número 9 do mundo já havia atingido as quartas de Roland Garros e do US Open. Ele é agora o quarto profissional italiano a ter tantas presenças nessa fase em Grand Slam, atrás das seis de Adriano Panatta e igualado a Corrado Barazzutti. Se considerada a fase amadora, o recordista nacional é Nicola Pietrangeli, com 10.

Curiosamente, Wimbledon passa a ser seu Slam de maior eficiência, agora com 8 vitórias em 10 jogos. Ele também tem oito triunfos no US Open (com 3 derrotas) e Roland Garros (onde perdeu quatro vezes). Seu mais fraco desempenho é na Austrália, com quatro triunfos em sete tentativas.

Sua campanha neste Wimbledon tem sido tranquila. Perdeu apenas um set na estreia diante do canhoto argentino Guido Pella e depois passou em sets diretos por Botic van de Zandchulp, Aljaz Bedede e agora Ivashka. Seu adversário de quarta-feira sairá do duelo da tarde entre o alemão Alexander Zverev e o canadense Felix Aliassime.

Para marcar sua segunda vitória sobre o bielorrusso, 79º do ranking, Berrettini nem precisou de grande percentual de primeiro saque, tendo acertado apenas 50%, mas vencido 88% desses pontos. Permitiu uma única quebra, porém naquela altura já liderava o segundo set por 5/2.

O italiano somou 37 winners, mais do dobro dos 16 do adversário. O bielorrusso esteve sempre pressionado no serviço, ofereceu 12 break-points e só conseguiu evitar metade deles.

Comentários