Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Cirstea derruba Azarenka e encara jovem promessa
01/07/2021 às 16h35

Cirstea venceu Azarenka pela primeira vez em quatro confrontos na temporada

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) - Com uma temporada consistente no circuito, a romena Sorana Cirstea garantiu vaga na terceira rodada de Wimbledon. A experiente jogadora de 31 anos e 45ª do ranking superou a ex-número 1 Victoria Azarenka, 14ª colocada, com parciais de 7/6 (7-5), 3/6 e 6/4. Esta foi apenas a primeira vitória de Cirstea em quatro jogos contra Azarenka no circuito, mas as duas jogadoras de mesma idade não se enfrentavam desde 2009.

Cirstea chegou pelo menos à terceira rodada nos três Grand Slam já disputados na temporada, sendo que em Roland Garros ela atingiu as oitavas. A romena também disputou duas finais de WTA no saibro, com um título em Istambul e o vice em Estrasburgo. Além disso, ela iguala as melhores campanhas da carreira em Wimbledon, obtidas em 2009, 2012 e 2017.

"Devo dizer que sou profissional desde os 16 anos, mas esta é a melhor atmosfera que já experimentei em quadra", disse Cirstea após a partida desta quinta-feira. Depois de vencer o primeiro set no tiebreak, a romena não aproveitou suas chances de quebra na segunda parcial, em que Azarenka abriu 3/0 e escapou de cinco break-points. Já na parcial decisiva, a bielorrussa foi a primeira a quebrar e chegou a liderar por 3/1, mas a romena venceu quatro games seguidos e virou para 5/3. Cirstea foi quebrada ao sacar para o jogo, mas definiu a partida no game seguinte.

Britânica de 18 anos surpreende no torneio

A adversária de Cirstea na terceira rodada de Wimbledon será uma jovem promessa britânica, a convidada local de 18 anos Emma Raducanu, 338ª do ranking, que eliminou a canhota tcheca Marketa Vondrousova, 42ª colocada, com parciais de 6/2 e 6/4.

Raducanu tem pai romeno e mãe chinesa, nasceu no Canadá, mas sua família se mudou para o Reino Unido quando ela tinha dois anos. Ela faz sua primeira participação em um Grand Slam.

Kerber, Gauff e Ostapenko conhecem rivais
O complemento da rodada desta quinta-feira também definiu as adversárias de Angelique Kerber, Jelena Ostapenko e Coco Gauff na competição. Campeã de 2018, Kerber encara a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, que venceu a japonesa Nao Hibino por 6/4 e 7/6 (7-4), Ostapenko mede forças com a australiana Ajla Tomljanovic, que bateu a francesa Alizé Cornet por 6/4, 0/6 e 6/3. Já Gauff, de apenas 17 anos, terá um duelo de jovens contra a eslovena de 20 anos Kaja Juvan, que bateu a francesa Clara Burel por 6/3 e 6/4.

Comentários