Notícias | Dia a dia
Ostapenko alcança 1ª final na grama e encara Kontaveit
25/06/2021 às 14h18

Ostapenko tem três títulos no circuito e disputará a oitava final da carreira

Foto: Jimmie48/WTA

Eastbourne (Inglaterra) - Depois de conseguir duas viradas nas oitavas e quartas de final do WTA 500 de Eastbourne, Jelena Ostapenko venceu com maior tranquilidade nesta sexta-feira e garantiu vaga na final do torneio em quadras de grama. Ostapenko superou a cazaque Elena Rybakina, 22ª do ranking, por 6/4 e 6/1 em apenas 1h32 de partida.

Campeã de Roland Garros em 2017 e semifinalista de Wimbledon no ano seguinte, Ostapenko tem três títulos no circuito e disputará a oitava final da carreira, sendo a primeira na grama. Ex-top 5, a letã de 24 anos aparece atualmente no 43º lugar do ranking e seu título mais recente foi conquistado no fim de 2019 em Luxemburgo.

Reconhecida por seu estilo agressivo, Ostapenko terminou a partida com 38 winners e 30 erros não-forçados. A letã teve um início de partida arrasador, ao conseguir duas quebras, para abrir 3/0. Mesmo permitindo o empate a Rybakina, a letã conseguiu voltar a quebrar logo na sequência para vencer o primeiro set. Já na segunda parcial, Ostapenko conseguiu três novas quebras e cedeu apenas sete pontos em seu serviço, escapando de dois break-points.

A adversária de Ostapenko na final em Eastbourne será a estoniana Anett Kontaveit, que ficou em quadra por apenas 46 minutos nesta sexta-feira. Kontaveit liderava o primeiro set contra a italiana Camila Giorgi por 5/4 antes de a rival abandonar por lesão na coxa esquerda. A estoniana de 25 anos e atual 27ª do ranking tem apenas um título de WTA, conquistado nas quadras de grama de s-Hertogenbosch em 2017 e disputará sua oitava final no circuito.

A decisão em Eastbourne está marcada para às 8h30 (de Brasília) deste sábado. Kontaveit levou a melhor nos dois duelos anteriores contra Ostapenko no circuito profissional, o mais recente no Australian Open de 2018.

Relembre campanhas durante o surpreendente torneio em Eastbourne
Apesar de ter contado com cinco integrantes do top 10, o torneio de Eastbourne não teve cabeças de chave entre as semifinalistas e a única favorita nas quartas foi a bielorrussa Aryna Sabalenka, superada por Giorgi na última quinta-feira.

Ostapenko passou pela russa Anastasia Pavlyuchenkova, finalista de Roland Garros, e também buscou viradas contra a tunisiana Ons Jabeur e a russa Daria Kasatkina, campeã e vice na grama de Birmingham na semana passada. Já Kontaveit bateu duas campeãs de Grand Slam, Svetlana Kuznetsova e Bianca Andreescu, antes de passar pela suíça Viktorija Golubic nas quartas.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva