Notícias | Dia a dia
Kasatkina mantém boa fase na grama e tira Swiatek
23/06/2021 às 16h43

Kasatkina disputou uma final na grama de Birmingham no último domingo

Foto: LTA

Eastbourne (Inglaterra) - Finalista em Birmingham na última semana, Daria Kasatkina mantém a boa fase nas quadras de grama e já está nas quartas de final do WTA 500 de Eastbourne. A russa de 24 anos e 34ª do ranking eliminou a polonesa Iga Swiatek, número 9 do mundo, com parciais de 4/6, 6/0 e 6/1 em 1h41 de partida.

Kasatkina não vencia uma adversária do top 10 desde 2018, quando superou a dinamarquesa Caroline Wozniacki em Roland Garros. Naquele ano, a própria russa chegou a ocupar um lugar entre as dez melhores do mundo. Na atual temporada, além da recente final em Birmingham, ela conquistou um WTA 250 em Melbourne e um WTA 500 em São Petersburgo.

+ Sabalenka sobrevive a rodada de surpresas na grama
+ Andreescu e Swiatek vencem na grama pela 1ª vez

"É uma vitória importante para mim e estou feliz por ter jogado um bom tênis hoje, ela é uma das melhores jogadoras do circuito", disse Kasatkina após a partida desta quarta-feira. A russa destacou sua reação a partir do segundo set. "Ninguém espera vencer por 6/0 e 6/1, mas eu estava jogando muito bem nos pontos importantes e sendo agressiva, e acho que isso foi decisivo. Eu estava tentando pressionar o saque dela e ser agressiva nos meus games de serviço".

Swiatek teve um ótimo início de partida ao abrir 3/0 e esteve o tempo todo à frente no placar do primeiro set, mesmo tendo sofrido duas quebras ao longo da parcial. A polonesa perdeu a chance de definir o set em seu serviço, quando vencia por 5/3, mas conseguiu fechar no game seguinte. Naquele momento, ela tinha 11 a 4 no placar de winners, mas já acumulava 14 erros contra 12 da rival.

O alto número de erros da polonesa continuou ao longo da segunda parcial, enquanto Kasatkina tinha cada vez mais confiança para a definição dos pontos. Além disso, Swiatek já não conseguia mais tantas bolas vencedoras. A russa marcou um 'pneu' no segundo set, com 7 a 3 em winners e cometeu apenas 5 erros contra 12 da rival. A situação foi a mesma no terceiro set, com amplo domínio de Kasatkina, que conseguiu três novas quebras e só enfrentou um break-point. A russa liderou nos winners por 20 a 18 e cometeu 22 erros, enquanto Swiatek terminou com 37.

Duelo com Ostapenko nas quartas de final
A adversária de Kasatkina nas quartas será a letã Jelena Ostapenko, ex-top 5 e atual 43ª do ranking, que derrotou a tunisiana Ons Jabeur (campeã em Birmingham no domingo) por 5/7, 6/4 e 6/3. O resultado impediu uma revanche da final disputada na última semana. Kasatkina e Ostapenko têm a mesma idade, 24 anos, e já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva