Notícias | Dia a dia
Berrettini leva seu maior título na grama de Queen's
20/06/2021 às 12h29

Berrettini cedeu apenas um set na campanha para o título em Londres

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - Cada vez mais confortável nas quadras de grama, Matteo Berrettini comemorou neste domingo o maior título de sua carreira profissional. O italiano de 25 anos e número 9 do mundo conquistou o ATP 500 de Queen's, em Londres, depois de vencer a final contra o britânico Cameron Norrie, 41º do ranking, por 6/4, 6/7 (5-7) e 6/3 em 1h57 de partida.

Os quatro títulos anteriores de Berrettini eram de ATP 250, sendo um deles na grama de Stuttgart em 2019. Este ano, ele já havia sido campeão nas quadras de saibro de Belgrado. O italiano tem outras duas conquistas em quadras de terra batida, em Gstaad (2018) e Budapeste (2019), e disputou neste domingo a sétima final de sua carreira.

Berrettini eliminou três jogadores da casa no caminho para o título, incluindo o pentacampeão Andy Murray nas oitavas e o atual número 1 britânico Daniel Evans nas quartas. Ele havia vencido seus quatro primeiros jogos no torneio sem perder sets.

Norrie perdeu a quarta final da carreira
Por sua vez, Norrie disputou sua quarta final de ATP na carreira e a terceira na temporada, mas ainda busca seu primeiro título, aos 25 anos. Em 2021, ele já havia ficado com o vice-campeonato nas quadras de saibro de Lyon e Estoril. De quebra, o atleta da casa poderia se tornar apenas o segundo britânico a vencer o torneio na Era Aberta, juntando-se a Murray.

Italiano disparou 19 aces na partida deste domingo



O saque de Berrettini fez a diferença no set inicial, quando o italiano disparou sete aces e cedeu apenas dois pontos com seu primeiro serviço. Ele conquistou a única quebra da parcial para fazer 5/3 e apostou em seus golpes muito potentes, especialmente o forehand, para marcar incríveis 12 a 1 no placar de winners.

O segundo set foi inteiramente sem quebras e Norrie escapou dos dois break-points que enfrentou. Berrettini fez nove aces, mas seu ótimo desempenho no saque não evitou a perda da parcial no tiebreak. O italiano continuou sacando muito bem no set decisivo, só perdeu mais dois pontos até o final do jogo e bastou então conseguir uma nova quebra antes de fechar a partida em três sets. Berrettini fechou o jogo com 19 aces contra apenas 4 de seu adversário e não enfrentou nenhum break-point neste domingo.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva