Notícias | Dia a dia
Venus completa 41 anos e disputará seu 90º Slam
17/06/2021 às 17h29

Venus é a jogadora com maior número de participações em Grand Slam na Era Aberta

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Símbolo de longevidade no circuito, Venus Williams completa 41 anos nesta quinta-feira. A ex-número 1 do mundo e vencedora de sete títulos de Grand Slam em simples recebeu nesta semana um convite para a disputa da chave principal em Wimbledon. Com isso, a norte-americana fará sua 23ª aparição no torneio e disputará seu 90º Grand Slam.

Venus é a jogadora com maior número de participações em chaves principais de Grand Slam na Era Aberta. Em segundo lugar aparece sua irmã mais nova, Serena Williams, que já disputou 78 eventos deste porte. Entre as jogadoras em atividade, a mais próxima das irmãs Williams é a russa Svetlana Kuznetsova, com 70 aparições.

Número 1 do mundo por 11 semanas em simples e por oito nas duplas, Venus ocupa atualmente apenas a 103ª posição no ranking individual da WTA. Ela já conquistou 49 torneios, o último em Taiwan em 2016. Já sua última temporada de destaque foi a de 2017, quando ela foi vice-campeã do Australian Open, de Wimbledon do WTA Finals para permanecer no top 10. Na atual temporada, venceu apenas dois jogos, ambos ainda na Austrália.

"Eu não joguei tantos torneios este ano, não passei muito tempo em quadra, mas fiz boas partidas, apesar de não ter vencido. Mas tenho que focar no meu jogo e na minha performance", disse Venus a TenisBrasil, durante o WTA 250 de Estrasburgo. Ela também garante que não lhe falta motivação e amor pelo tênis para seguir em frente: "Eu sempre falo sobre isso, eu amo o que faço".

Venus acumula 23 títulos de Slam, somando simples, duplas e mistas
A primeira final de Grand Slam na carreira de Venus Williams aconteceu no US Open de 1997, quando ela tinha apenas 17 anos. Já a primeira conquista viria na grama de Wimbledon, em 2000, ano que ela também triunfou em Nova York. A dobradinha seria repetida na temporada seguinte. A norte-americana ainda voltaria a conquistar Wimbledon em 2005, 2007 e 2008.

Em sua vitoriosa carreira, Venus também se destacou nas duplas, ao lado de Serena. Juntas, as Williams conquistaram 14 títulos de Slam. Elas também são tricampeãs olímpicas nas duplas, triunfando em Sydney-2000, Pequim-2008 e Londres-2012. Venus também tem ouro em simples nos jogos de Sydney e uma prata nas duplas mistas no Rio de Janeiro. Também nas duplas mistas, a norte-americana tem mais dois Grand Slam.

Posições firmes e negócios de sucesso fora das quadras
Foras das quadras, Venus teve um posicionamento decisivo para que Wimbledon distribuísse prêmios iguais para homens e mulheres. Um artigo escrito por ela para o jornal The Times em 2006 foi discutido pelo parlamento britânico e ganhou apoio do Primeiro Ministro Tony Blair, que oficializou a medida para o ano seguinte. Ela venceu o torneio de 2007 e se tornou a primeira mulher a receber a mesma premiação que o campeão da chave masculina, que foi Roger Federer.

Venus também sempre se posicionou contra o racismo e discriminação sofrida pelos negros nos Estados Unidos. Já no ramo empresarial, ela se destacou no mundo da moda e da decoração e tem suas marcas próprias de design de interiores e roupas esportivas.

Comentários
Loja - camisetas
Tennis Camp