Notícias | Dia a dia
Cilic volta aos títulos e impõe o 8º vice a Aliassime
13/06/2021 às 09h36

Stuttgart (Alemanha) - Um dos tenistas em atividade com melhor adatapção às quadras de grama, o croata Marinc Cilic voltou a conquistar um título de ATP neste domingo após três anos de jejum. O ex-número 3 do mundo impôs ao mesmo tempo o oitavo vice-campeonato ao canadense Felix Aliassime, com vitória em sets diretos e parciais de 7/6 (7-2) e 6/3.

Aos 32 anos e hoje 47 do ranking, Cilic levantou o 19º troféu da carreira e o primeiro em três temporadas. Seu último triunfo havia acontecido também sobre a grama, quando foi bicampeão do ATP 500 de Queen's, em 2018, uma temporada depois de ter sido finalista em Wimbledon.

O campeão do US Open de 2014 irá recuperar 10 posições no ranking desta segunda-feira e segue imediatamente para Londres, onde novamente não será cabeça de chave. Seu primeiro adversário sairá do qualificatório e ele pode cruzar em seguida com Fabio Fognini.

Aliassime por seu lado tem mais uma chance de conquistar seu primeiro ATP frustrada. Foi já a segunda desta temporada, repetindo o ATP de Melbourne de fevereiro. Aos 20 anos, disputou três finais em 2019 e perdeu no saibro do Rio e de Lyon e também na grama de Stuttgart. Na temporada seguinte, teve oportunidades nos pisos duros de Rotterdã, Marselha e Colonha. Ele segue agora para Halle, onde estreia diante do polonês Hubert Hurkacz e tem chance de cruzar nas oitavas com Roger Federer.

Para atingir a terceira vitória sobre o canadense, como havia feito nas quadras duras de Washington e Paris, Cilic precisou superar um primeiro set muito instável. Evitou quatro break-points e desperdiçou seis antes de enfim obter a quebra e sacar com 6/5. Teve até set-point, mas não impediu a definição no tiebreak, onde então foi muito dominante.

O segundo set foi mais normal para uma quadra de grama e os dois sacadores venceram seus games até que Aliassime sacou muito mal e cedeu o serviço sem marcar um ponto sequer. Cilic fez sete aces, todos no primeiro set, e terminou com 61% de eficiência no primeiro saque, com 77% desses pontos vencidos. O canadense se saiu bem pior, com 58% de primeiro serviço em quadra e 67% de sucesso.

Comentários
Loja - camisetas
Tennis Camp