Paris (França) - A tcheca Barbora Krejcikova se tornou a primeira mulher desde a francesa Mary Pierce em 2000 a conquistar o título de simples e duplas em Roland Garros. Neste domingo ela completou a dobradinha ao vencer nas duplas ao lado da compatriota Katerina Siniakova, batendo a polonesa Iga Swiatek e a norte-americana Bethanie Mattek-Sands na final por 6/4 e 6/2.
Algoz da russa Anastasia Pavlyuchenkova na final de sábado, quando precisou de três sets para erguer seu primeiro título de simples em Grand Slam, a tcheca garantiu que houvesse mais para comemorar ao conquistar seu terceiro título de Slam com Siniakova e garantir seu retorno ao topo do ranking de duplas.
Foi a segunda vez que as duas tchecas venceram em Paris, repetindo o feito de 2018, ano em que também se sagraram campeãs em Wimbledon. Elas começaram com tudo na partida e venceram os quatro primeiros games da disputa. Swiatek e Mattek Sands até devolveram um dos breaks, mas pararam por aí e o primeiro set ficou com Krejcikova e Siniakova.
All they do is WIN 🏆
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 13, 2021
Make it three titles for @BKrejcikova and @K_Siniakova at Roland-Garros, including girls’ doubles in 2013 and women's doubles in 2018.#RolandGarros pic.twitter.com/S9o5N091c8
As tchecas também dominaram na segunda parcial, em que conseguiram três quebras a seu favor e só perderam o saque uma vez. Depois da igualdade em 2/2, Krejcikova e Siniakova tomaram conta do placar e faturaram os quatro games que faltavam para chegarem à mais uma grande conquista lado a lado.
Krejcikova se junta a uma seleta lista de tenistas que venceram em simples e duplas no Grand Slam francês. Além dela e de Mary Pierce, também conseguiram este feito a norte-americana Billie Jean King (1972), a australiana Margaret Court (1973), a norte-americana Chris Evert (1974 e 1975), a romena Virginia Ruzici (1978) e a tcheca naturalizada norte-americana Martina Navratilova (1982).
Open mic weekend, feat. singles and doubles champ @BKrejcikova 🎤#RolandGarros pic.twitter.com/C04jo8nKMo
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 13, 2021