Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Tsitsipas derruba Medvedev e volta à semi em Paris
08/06/2021 às 18h30

Esta foi apenas a segunda vitória do grego em sete jogos contra Medvedev

Foto: Divulgação

Paris (França) - Pelo segundo ano consecutivo, Stefanos Tsitsipas disputará uma semifinal de Roland Garros. Para isso, o grego de 22 anos e número 5 do mundo precisou superar um de seus principais algozes no circuito, o atual vice-líder do ranking Daniil Medvedev. Tsitsipas marcou as parciais de 6/3, 7/6 (7-3) e 7/5 em 2h20 de partida nesta terça-feira. Esta foi apenas a segunda vitória do grego em sete jogos contra o russo, que havia levado a melhor recentemente, na semifinal do Australian Open.

Além das duas semifinais em Paris, Tsitsipas também tem duas semis na Austrália e busca sua primeira final de Grand Slam na carreira. O grego agora enfrenta o alemão Alexander Zverev, número 6 do ranking. E desta vez o histórico é favorável a Tsitsipas, que tem cinco vitórias e apenas duas derrotas. Será um confronto entre dois campeões de Masters 1000 durante a temporada de saibro: o grego triunfou em Monte Carlo e o alemão levou a melhor em Madri.

De quebra, o resultado acabou com as chances de Medvedev assumir a liderança do ranking depois de Roland Garros. O russo ultrapassaria o número 1 Novak Djokovic se fosse campeão do torneio. Ele poderia até chegar à primeira posição com o vice-campeonato, caso o sérvio não alcançasse a final em Paris.

O primeiro set teve somente uma quebra e Tsitsipas foi muito firme no saque. O grego cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço e não correu risco. No segundo set, Tsitsipas também foi o primeiro a quebrar e abriu 3/1, mas Medvedev buscou o empate no sexto game. Pouco depois, quando o russo vencia por 5/4, o grego precisou salvar dois set-points antes de forçar o tiebreak.

Também durante o segundo set, Medvedev precisou parar o jogo por conta de um incidente extra-quadra, apesar de o jogo na quadra Philippe Chatrier ser realizado sem público. O grego foi superior no tiebreak e fez 2 a 0 na partida.

O terceiro set teve games mais longos, com chances para os dois lados. A parcial teve nove break-points, cinco para o grego e quatro para o russo. Medvedev foi o primeiro a quebrar e fez 4/2, mas permitiu o empate no oitavo game, depois que Tsitsipas venceu oito pontos seguidos. O russo até sacou bem quando perdia por 5/4 e também abriu um 40-0 no 6/5, mas permitiu a reação do grego. Já no match-point, arriscou um saque por baixo e facilitou a vida do adversário, que matou o jogo com um winner de backhand na paralela.

Comentários