Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Schwartzman reage a começo ruim e repete quartas
07/06/2021 às 10h47

Paris (França) - Depois de começar muito mal a partida, o argentino Diego Schwartzman conseguiu dominar o tênis agressivo do alemão Jan-Lennard Struff e garantiu sua classificação para as quartas de final de Roland Garros em sets diretos, com parciais de 7/6 (11-9), 6/4 e 7/5.

Ele pode assim reencontrar Rafael Nadal na quarta-feira e repetir uma rodada do duelo de semifinal do ano passado, em que foi superado em sets diretos em sua maior campanha de Grand Slam até hoje.

Ao avançar às quartas de Roland Garros pela terceira vez, Schwartzman se iguala a campanhas de Juan Martin del Potro e Guillermo Cañas e fica atrás somente de Guillermo Vilas, que o fez em nove oportunidades. Na soma dos demais Slam, Schwartzman tem agora cinco, metade de David Nalbandian e atrás ainda de Vilas (19) e Del Potro (13).

Como defende 360 pontos do ano passado na nova regra do ranking da ATP, o argentino ainda corre o risco de deixar a faixa dos top 10, superado pelo espanhol Roberto Bautista. Assim, ele ainda necessita de mais uma vitória para isso. Caso reencontre Nadal, sua desvantagem histórica é enorme (10 a 1, com única vitória no saibro de Roma no ano passado). O espanhol enfrenta ainda nesta segunda-feira o italiano Jannik Sinner.

Grande susto no primeiro set
Struff fez um belo início de partida, apostando muito no saque e no seu jogo de rede. Também forçou devoluções para encurtar pontos e viu o adversário totalmente perdido. Com isso, chegou a rápidos 5/1 e foi somando set-points perdidos: quatro no sétimo game, outro no seguinte e mais um no nono e por fim o sétimo no apertado e nervoso tiebreak.

O jogo se manteve ainda muito equilibrado no segundo set devido à dificuldade dos dois tenistas com o serviço a favor. Foram quatro quebras consecutivas entre o terceiro e sexto games, até que Struff sentiu a pressão, ficou no fundo de quadra e perdeu o segundo set com nova quebra no 10º game.

Tudo parecia resolvido quando o argentino fez 4/0 num terceiro set muito abaixo do alemão. Com apoio da torcida, Struff então reagiu, recuperou as duas quebras e chegou ao empate, agora bem mais paciente para trocar bolas e esperar o momento certo. Ficou ainda perto da quebra no 10º game, mas argentino se segurou e conseguiu então completar a dura vitória no saque alemão.

Struff tentava sua primeira quartas de Grand Slam e não havia perdido set até então, incluindo vitória sobre o russo Andrey Rublev, a primeira em que obteve sobre um top 10 em torneios desse quilate.

Comentários