Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Aniversariante, Nadal amplia 'freguesia' de Gasquet
03/06/2021 às 18h27

Nadal venceu todos os 17 jogos que fez contra Gasquet e não perde um set para o francês desde 2008

Foto: FFT

Paris (França) - Deu a lógica no duelo entre Rafael Nadal e Richard Gasquet pela segunda rodada de Roland Garros. O 17º encontro entre eles no circuito da ATP terminou com a 17ª vitória do espanhol. Nadal, que comemora seu aniversário de 35 anos nesta quinta-feira, confirmou o amplo favoritismo e venceu a partida por 6/0, 7/5 e 6/2 em 2h14 de partida.

Além de ter vencido todos os confrontos que fez contra Gasquet, Nadal venceu os últimos 31 sets que disputou diante do francês. A última parcial vencida pelo rival aconteceu ainda em 2008 no Masters 1000 do Canadá. Além disso, Gasquet também tirou sets de Nadal na Masters Cup de 2007 e no ATP do Estoril ainda em 2004. Eles também se enfrentaram por um challenger no distante ano de 2003, quando o francês venceu seu único jogo contra o espanhol no circuito profissional.

Duelo de canhotos com Norrie na próxima fase
Nadal agora terá um duelo de canhotos contra o britânico Cameron Norrie, 45º do ranking, que venceu o sul-africano Lloyd Harris por 4/6, 6/3, 6/3 e 6/2. Eles já se enfrentaram duas vezes este ano, com vitórias do espanhol no piso duro do Australian Open e nas quadras de saibro de Barcelona.

Das 20 vitórias que Nadal tem na temporada, 16 foram conquistadas no saibro. Ele foi campeão em Roma e Barcelona, e caiu nas quartas de final dos Masters 1000 de Monte Carlo e Madri. Treze vezes campeão de Roland Garros, o atual número 3 do mundo segue em busca de seu 21º título de Grand Slam, o que o faria superar o recorde do rival Roger Federer e se isolar como o maior vencedor de torneios deste porte entre os homens.

Espanhol aplicou um 'pneu' no primeiro set
Muito superior durante o primeiro set, Nadal conseguiu três quebras e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço. Além disso, o espanhol foi tão eficiente nas devoluções que ele só permitiu a Gasquet vencer sete pontos em seu próprio saque. Ao fim da parcial, ele tinha 10 a 2 em winners e cometeu apenas três erros contra nove do francês.

Ainda que Gasquet tenha finalmente saído do zero no começo do segundo set, o domínio de Nadal na partida continuava e ele rapidamente conseguiu uma nova quebra para fazer 4/1. Só então o espanhol encarou um game um pouco mais longo, mas evitou uma chance de quebra para fazer 5/2. Gasquet salvou set-point no saque e ganhou confiança, mostrando um jogo um pouco mais consistente do fundo de quadra. O francês devolveu a quebra quando Nadal sacava para o set, mas voltaria a perder o serviço no último game da parcial.

Por conta da umidade, os dois jogadores precisaram ir ao vestiário no intervalo entre o segundo e o terceiro sets. Na volta, Nadal seguiu confirmando seus games de serviço sem correr riscos e colocando pressão sobre o saque do adversário. Gasquet salvou dois break-points no quarto game, mas não evitou a quebra dois games mais tarde, permitindo ao espanhol abrir 4/2. Pouco depois, o Rei do Saibro voltou a quebrar para fechar o jogo.

Comentários