Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Alcaraz elimina cabeça 28 e chega à terceira fase
03/06/2021 às 16h37

Alcaraz é o mais jovem a atingir a terceira rodada de um Grand Slam desde Nadal em 2004

Foto: Julian Finney/Getty Images

Paris (França) - A ótima campanha de Carlos Alcaraz em Roland Garros ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira. Depois de passar pelo qualificatório e de estrear com vitória na chave principal, o jovem espanhol de 18 anos e já número 97 do mundo avançou novamente na competição. Ele superou o georgiano Nikoloz Basilashvili por 6/4, 6/2 e 6/4 em apenas 1h56 de partida.

"Eu me sinto mais confortável a cada partida. E manter o pensamento positivo foi muito importante porque o Nikoloz é um ótimo jogador de tênis. Ele tem muitas habilidades e bate muito forte na bola. Se você não estiver focado, bem, é difícil jogar contra ele. Então, fiquei focado o tempo todo, mesmo nos momentos difíceis", disse Alcaraz, que disputa apenas seu segundo Grand Slam como profissional.

Com o resultado, Alcaraz se torna o jogador mais jovem a atingir a terceira rodada de Roland Garros desde o russo Andrei Medvedev em 1992, aos 17 anos. De quebra, ele também é o mais novo nesta fase de um Grand Slam desde seu ídolo, Rafael Nadal, que tinha 17 anos quando atingiu a terceira rodada do Australian Open em 2004.

Além disso, o espanhol se junta aos italianos Lorenzo Musetti e Jannik Sinner, ambos de 19 anos, entre os representantes da nova geração na terceira rodada em Paris. A última vez que o torneio teve três jogadores tão jovens nessa fase foi em 2001, com Roger Federer, Andy Roddick e Tommy Robredo.

"Obviamente, os números são bons, e isso significa que estou indo no caminho certo, mas continuo focado em mim. Estou fazendo as coisas certas e mantenho isso. Ainda estou crescendo como jogador e como pessoa, e isso é o que importa", acrescentou o promissor espanhol, recém-chegado ao top 100.

O próximo jogo de Alcaraz em Paris será contra o alemão Jan-Lennard Struff, 42º do ranking, que derrotou o argentino Facundo Bagnis por 7/5, 7/6 (7-1) e 6/4. O confronto entre eles é inédito no circuito profissional. Struff, de 31 anos também foi algoz do número 7 do mundo Andrey Rublev na primeira rodada do torneio. "Struff é um grande rival, que vem de vitórias contra o Rublev e contra o Bagnis. São jogadores muito bons. Tenho que encontrar uma maneira de ganhar dele".

Comentários