Notícias | Dia a dia
De 'bicicleta', Swiatek vence Roma e chega ao top 10
16/05/2021 às 10h26

Roma (Itália) - A polonesa Iga Swiatek completou seu espetacular fim de semana no Foro Itálico e conquistou neste domingo o primeiro troféu de nível 1000 de sua curta carreira. Anotou um placar histórico sobre a tcheca Karolina Pliskova, campeã de 2019 e vice no ano passado, com duplo 6/0, a chamada 'bicicleta', em apenas 46 minutos.

Além do prêmio de 178.630 euros, a tenista de 19 anos chegará enfim à faixa das 10 primeiras do ranking. Swiatek era apenas a 53ª colocada há sete meses, quando surpreendeu o circuito e venceu Roland Garros. Este será justamente seu próximo desafio.

Campeã em Adelaide em fevereiro, até aqui seu único título fora do saibro e então o segundo da carreira, Swiatek retardou a entrada na fase de saibro para estar bem preparada e jogou apenas Madri, onde perdeu na terceira partida. Em Roma, esteve muito perto da eliminação nas oitavas de final, tendo de salvar dois match-points no segundo set diante de Barbosa Krejcikova.

Obrigada a disputar rodada dupla no sábado devido à chuva da véspera, Swiatek não perdeu set diante da bicampeã de Roma, a ucraniana Elina Svitolina, e em seguida da adolescente Cori Gauff.

Sua atuação neste domingo foi impecável nos oito primeiros games. Venceu o primeiro set com 24 pontos diante de apenas quatro de Pliskova, que se viu totalmente rendida diante das devoluções agressivas da polonesa. Swiatek anotou 9 a 1 em winners e cometeu um único erro frente a 10 de uma apressada e descalibrada adversária. O set durou 22 minutos.

Desanimada com sua baixa competitividade, Pliskova também perdeu os três games iniciais do segundo set mesmo tendo enfim conseguido um 15-40 no terceiro game, que desperdiçou com um erro de forehand. A polonesa não aliviou um segundo sequer, continuou disparando seus golpes pesados por todos os lados e chegou ao 5/0. Continuou a devolver com precisão diante de serviços irregulares da adversária, que teve ainda duas chances de enfim confirmar um serviço, mas falhou. Swiatek liquidou o jogo.

 

A estatística final final do jogo teve 51 pontos da campeã contra apenas 13 de Pliskova, sendo 17 a 5 nos winners e 5 diante de 23 erros.

Esta foi a quarta final de nível WTA desde o ano 2000 que terminou com duplo 6/0. Isso aconteceu em Quebec-2006 entre Bartoli e Puchkova; em Sydney-2013, entre Radwanska e Cibulkova; e em Bucareste-2016 entre Halep e Sevastova.


Tênis Asics Gel Game 7 Masculino: R$ 449,90

Comentários
Loja - camisetas
Torneio Teodózio