Notícias | Dia a dia
Swiatek faz maior final desde Paris e mira o top 10
15/05/2021 às 12h44

Roma (Itália) - A polonesa Iga Swiatek completou com louvor sua rodada dupla neste sábado no Foro Itálico. Depois de eliminar a bicampeã Elina Svitolina em dois sets, ela superou um começo complicado diante da também jovem Coco Gauff e garantiu seu lugar na final com as parciais de 7/6 (7-3) e 6/3.

Em sua maior campanha desde a conquista de Roland Garros em outubro do ano passado, Swiatek enfrentará às 9h30 deste domingo em duelo inédito a tcheca Karolina Pliskova, que jogou apenas uma vez no sábado e venceu a croata Petra Martic em dois sets.

Caso conquiste seu segundo troféu da temporada e o terceiro da curta carreira, Swiatek chegará pela primeira à faixa das 10 primeiras do ranking. Além do título em Adelaide em fevereiro deste ano, a polonesa ficou com o vice de Lugano em 2019. Swiatek disputa a chave principal em Roma apenas pela segunda vez na carreira, sendo que ano passado ela caiu ainda na rodada de estreia.

No duelo diante da descansada Gauff - a norte-americana perdia por 4/6 e 1/2 quando o duelo diante de Ashleigh Barty foi paralisado pela chuva e então soube da desistência da adversária -, Swiatek começou com ótimo ritmo, segurando o jogo agressivo da adolescente norte-americana e chegou a ter 3/1. Gauff no entanto melhorou as devoluções, recuperou a quebra e empatou por 4/4.

A definição foi para o tiebreak e daí em diante Swiatek foi absoluta. Fechou o desempate com tranquilidade, chegando a ter 6-1 antes de completar por 7-3, e viu Gauff perder intensidade na segunda série, ainda que tivesse tido boa chance de recuperar uma das quebras no quinto game, forçando a polonesa a salvar dois break-points. Swiatek poderia ter fechado no 5/1, se apressou e viu Gauff se aproximar, mas por fim completou a tarefa após 1h45.

Gauff também atingirá o melhor ranking da carreira nesta segunda-feira, quando aparecerá no 29º lugar. Ela disputará o torneio de Parma, mas já tem garantida a condição de cabeça de chave em Roland Garros.

Comentários
Loja - camisetas
Torneio Teodózio