Roma (Itália) - Com uma atuação muito superior à da véspera, Novak Djokovic marcou uma grande virada neste sábado sobre o grego Stefanos Tsitsipas e manteve o sonho de chegar ao sexto título no Masters 1000 de Roma. O número 1 entrou em quadra com placar adverso de 4/6 e 1/2, com serviço a favor do adversário, mas lutou muito e conseguiu reagir com as parciais de 7/5 e 7/5, depois de ver o adversário sacar para o jogo no terceiro set.
Pela 12ª na semifinal de Roma em 15 tentativas, sendo a oitava conseocutiva, o sérvio terá de voltar mais tarde à quadra para encarar o vencedor do outro jogo adiado de sexta-feira, que sequer começou, entre o italiano Lorenzo Sonego e o russo Andrey Rublev. A outra semifinal já está definida e envolve o espanhol Rafael Nadal, nove vezes campeão do torneio, e o norte-americano Reilly Opelka, que disputa sua primeira semifinal de Masters 1000.
A uma semana de completar 34 anos, Djokovic ainda não tem títulos na temporada de saibro, tendo sido surpreendido em Monte Carlo e em Belgrado. Seu único outro torneio disputado foi o Australian Open, onde foi campeão pela nona vez.
No. Backing. Down! 💥@DjokerNole #IBI21 pic.twitter.com/gPoWDZda1j
— Tennis TV (@TennisTV) May 15, 2021
Sábado de sol e emoções
Depois de um primeira paralisação por chuva com 4/3 e saque, a vitória parcial de Tsitsipas foi interrompida de vez na sexta-feira quando ele tinha já 2/1 e uma quebra à frente. Na retomada, com um piso mais veloz, ele procurou tirar o máximo do primeiro saque, mas encarou games sempre bem equilibrados já que Djokovic se mostrava sempre firme nas devoluções e empenhado nas trocas de bola.
Com muito esforço e dedicação, o sérvio finalmente conseguiu quebrar o saque de Tsitsipas num longo oitavo game de vários pontos longos e muitas bolas sobre a linha, em que o grego salvou quatro break-points e desperdiçou três chances de confirmar. Com 4/4, Djokovic levou susto e permitiu três chances de quebra, mas reagiu sempre bem, com saque afiado. Outro game muito longo encerrou o set, em que o grego se apressou, conseguiu evitar a queda por três vezes mas enfim o cabeça 1 conseguiu duas bolas incrivelmente precisas para chegar ao empate.
A brilliant Djokovic winner off Tsitsipas forehand. #ibi21 pic.twitter.com/O4ZOGgcEPE
— Tennis GIFs 🎾🎥 (@tennis_gifs) May 15, 2021
A batalha seguiu em alto nível no terceiro set. Muito firme na base e tirando tudo de seu forehand, Tsitsipas quebrou para 2/1, salvou dois break-points para manter a vantagem e por pouco não ampliou o placar. Num game de 12 minutos e lances de muita qualidade de lado a lado, Djokovic impediu por quatro vezes uma perda de serviço que poderia ser fatal.
Djokovic recuperou a quebra no game seguinte, mas voltaria a ceder vantagem pouco depois. Com 5/4, Tsitsipas teve o saque na mão para ir à semifinal, porém Djokovic conseguiu devoluções perfeitas. Empenhado nas trocas, investindo em curtas e na solidez da base, virou para 6/5 e aí viu o oponente cometer erros sucessivos da base para chegar à notável vitória.
A Roman Revival! 🇮🇹
— Tennis TV (@TennisTV) May 15, 2021
The moment @DjokerNole completed a stunning victory over Tsitsipas to advance to his eighth consecutive Rome semi-final...#IBI21 pic.twitter.com/nCEH8ZeM1F