Notícias | Dia a dia
Zvonareva surpreende Kvitova, Muguruza escapa
12/05/2021 às 09h52

Roma (Itália) - Dezessete anos depois de fazer uma estreia incrível em Roma e atingir as semifinais, a russa Vera Zvonareva voltou a brilhar no Foro Itálico. Desta vez, ela precisou disputar o qualificatório e logo na segunda rodada derrubou nada menos do que a número 10 do mundo Petra Kvitova, com as parciais de 6/4, 3/6 e 6/4.

Ex-número 2 do mundo com duas finais de Grand Slam em simples, Zvonareva já fez duas longas paradas na carreira. Entre 2013 e 2014, parou devido a cirurgia no ombro. Voltou brevemente mas se afastou entre 2015 e 2016 para casar e ter filho. O novo retorno aconteceu em 2017, a partir de torneios de nível ITF e por fim no ano passado conseguiu recuperar posto o top 100 e voltou a ganhar um Slam de duplas, no US Open.

Ela e Kvitova não se enfrentam há 10 anos. No duelo desta quarta-feira, houve um festival de quebras de serviço, seis deles por parte da russa e outros sete da tcheca. Apesar disso, cada uma dominou um dos primeiros sets. No decisivo, Kvitova abriu 2/0 antes de ceder empate no quarto game. Salvou um match-point quando sacava com 3/5 e outro quando Zvonareva teve o serviço, mas cometeu dupla falta. A canhota lutou muito e ainda conseguiu a quebra e teve 40-15 para empatar, mas jogou de forma muito apressada e acabou eliminada.

Atual 113 do mundo, a russa de 36 anos voltará ao top 100 pela primeira vez em pouco mais de oito anos. Ex-número 2 do mundo e duas vezes vice-campeã de Grand Slam, Zvonareva ganhará 17 colocações no ranking e vai aparecer no 96º lugar na próxima segunda-feira, podendo subir ainda mais com uma nova vitória.

Zvonareva terá agora pela frente mais uma rival tcheca, desta vez a campeã do torneio em 2019 e vice no ano passado Karolina Pliskova, que mais cedo derrotou a letã Anastasija Sevastova em sets diretos. Elas já se enfrentaram uma vez no circuito, em Moscou 2018, e a russa levou a melhor com uma vitória em sets diretos, perdendo apenas três games.

Muguruza leva susto
A espanhola Garbiñe Muguruza também esteve bem perto da eliminação em sua segunda partida em Roma. A cabeça 12 ficou atrás quase todo o terceiro set antes de superar a norte-americana Bernada Pera, saída do qualificatório, com parciais de 2/6, 6/0 e 7/5. Pera ficou uma quebra na frente até 4/3 e a um ponto de fazer 5/3, quando então foi quebrada pela espanhola e não reagiu mais.

Muguruza terá pela frente a bicampeã de Roma Elina Svitolina, depois que a ucraniana também marcou virada em cima da norte-americana Amanda Anisimova, por 2/6, 63 e 6/4. Será o 12º duelo entre elas, com mínima liderança de Sivotlina por 6 a 5. O último confronto foi no Australian Open do ano passado, com vitória de Muguruza.

Comentários
Loja - camisetas
Torneio Teodózio