Notícias | Dia a dia
Monteiro luta por quase 3h, mas cai na final do quali
09/05/2021 às 09h04

Partida deste domingo foi definida apenas no tiebreak do terceiro set

Foto: Arquivo

Roma (Itália) - Depois de ter vencido sua partida de estreia no qualificatório para o Masters 1000 de Roma, Thiago Monteiro se despediu na rodada final do quali neste domingo. O número 1 do Brasil e 78º do ranking fez um duelo equilibrado contra o norte-americano Tommy Paul, 58º colocado, mas perdeu no tiebreak do terceiro set. Paul venceu a partida por 7/5, 4/6 e 7/6 (7-4) após 2h43 de disputa na capital italiana. O próximo compromisso de Monteiro será o quali para o ATP 250 de Genebra, na semana que vem.

Por ter vencido um jogo no quali, diante do cazaque Mikhail Kukushkin no último sábado, Monteiro vai receber 16 pontos na ATP em 17 de maio. A eliminação em Roma, somadas as quedas nos qualis dos Masters 1000 de Monte Carlo e Madri na temporada de saibro, adia a busca do cearense em conquistar uma inédita vitória em chaves principais de Masters 1000. Ele já atuou em quatro torneios deste porte em sua carreira profissional. Em 2017, ele até conseguiu furar o quali de Roma, antes de ser superado pelo alemão Florian Mayer.

Algoz de Monteiro neste domingo, Tommy Paul foi campeão juvenil de Roland Garros em 2015, mas só venceu cinco jogos em chaves principais de ATP no saibro em sua carreira profissional. Uma dessas vitórias aconteceu este ano, no Masters 1000 de Monte Carlo. O norte-americano chegou a ocupar o 51º lugar do ranking em março deste ano, depois de ter alcançado às quartas de final do ATP 500 de Roterdã, em quadras duras e cobertas.

Monteiro permitiu virada no 1º set e reagiu nas outras parciais
Apesar de ter sofrido uma quebra de serviço ainda no início da partida, permitindo ao rival liderar por 3/1, Monteiro reagiu rápido e venceu quatro games seguidos para fazer 5/3. Mas o brasileiro não aproveitou a chance que teve de sacar para o primeiro set e cedeu a virada ao norte-americano, que venceu os últimos quatro games da parcial.

O segundo set começou com Paul confirmando seus games de serviço de forma tranquila, enquanto Monteiro escapou de dois break-points. Quando o placar estava empatado por 3/3, o cearense finalmente conseguiu pressionar e quebrar o saque do adversário. Monteiro cederia a igualdade no oitavo game, mas voltaria a quebrar na sequência.

Já na parcial decisiva, Paul abriu uma boa vantagem no início e liderou por 3/0. Mesmo escapando de três chances de quebra, o norte-americano vinha sustentando a vantagem até liderar por 5/2. Monteiro só foi devolver a quebra quando o rival sacava para o jogo e ainda salvou um match-point em seu próprio serviço. A definição ficou para o tiebreak, em que o norte-americano foi melhor e venceu três pontos nas devoluções.


Tênis Asics Gel Game 7 Masculino: R$ 449,90

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva