Notícias | Dia a dia
Stefani e Carol sofrem virada e Polônia fecha a série
17/04/2021 às 14h46

Brasileiras terão que disputar o Zonal Americano I no início do ano que vem

Foto: Adam Nurkiewicz

Bytom (Polônia) - Depois de duas vitórias para cada lado no final de semana, a definição do confronto entre Polônia e Brasil pelos playoffs da Copa Billie Jean ficou para o jogo de duplas, em quadra dura e coberta na cidade de Bytom. Apesar de a equipe brasileira contar com a especialista Luisa Stefani, número 25 do mundo na modalidade, as polonesas levaram a melhor. O time da casa contou com Katarzyna Kawa e Magdalena Frech na vitória sobre Stefani e Carolina Meligeni Alves por 1/6, 6/2 e 6/4.

Com o resultado, a Polônia fecha o confronto por 3 a 2 e garante vaga no qualificatório mundial de 2022, que será disputado no início da próxima temporada, valendo vaga na fase final da competição. As polonesas jogaram sem a campeã de Roland Garros Iga Swiatek e também sem Magda Linette, 51ª do mundo.

o Brasil terá que voltar ao Zonal Americano I, que oferece duas vagas para os playoffs. No ano passado, as brasileiras jogaram o qualificatório mundial contra a Alemanha, mas perderam no saibro de Florianópolis.

O Brasil também segue sem vitórias em confrontos disputados numa melhor de cinco jogos na competição. Apesar de a equipe nacional já ter disputado 168 séries eliminatórias, a ampla maioria foi em melhor de três partidas, sistema utilizado nas seletivas continentais. Além do recente duelo com a Alemanha, as brasileiras também haviam perdido confrontos contra Croácia (2003 e 2004), Suíça (2014), Eslováquia (2019).

Aos 23 anos, Luisa Stefani segue com oito vitórias em agora dez jogos de duplas pela Copa Billie Jean King, além de ter vencido o único jogo de simples que disputou pela competição ainda em 2017. A parceria entre ela e Carol Meligeni venceram dois dos três jogos que fizeram juntas. Durante o fim semana, Carol também disputou dois jogos de simples, tendo perdido para Frech na sexta-feira e vencido Kawa neste sábado. A outra vitória brasileira veio com Laura Pigossi.

Polonesas mudaram a estratégia a partir do 2º set
A dupla brasileira dominou o primeiro set da partida deste sábado. Stefani mostrou toda sua qualidade junto à rede e era a jogadora que mais se destacava em quadra. Carol também teve boas intervenções quando exigida e as brasileiras conseguiram três quebras, sem enfrentarem um break point sequer. No segundo set, as polonesas tentaram levar a disputa mais para o fundo de quadra e tiveram sucesso. Elas abriram 2/0, escaparam de três break points e depois voltaram a quebrar já na reta final do set.

Já no terceiro set, as duplas sacadoras vinham prevalecendo, apesar de Luisa Stefani ter escapado de um break point em seu primeiro game de serviço na parcial. Entre as polonesas, Kawa era quem mais se destacava na definição dos pontos. Carol Meligeni colocou poucos primeiros serviços em quadra e acabando sofrendo uma quebra. Na sequência, as polonesas definiram o confronto no saque.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva