Chornomorsk (Ucrânia) - Apesar do amplo favoritismo neste sábado, a número 5 do mundo teve trabalho no jogo que definiu a vitória da Ucrânia sobre o Japão nos playoffs da Copa Billie Jean King. Única top 10 jogando neste final de semana, Svitolina precisou lutar por 2h19 para vencer a japonesa Yuki Naito, apenas 172ª do ranking, por 6/2, 4/6 e 7/6 (7-3).
Como a própria Svitolina e sua compatriota de 18 anos Marta Kostyuk, 84ª do ranking, também venceram na última sexta-feira, as ucranianas definiram o confronto disputado em quadra de saibro na cidade de Chornomorsk. Com a série já definida, as irmãs Lyudmyla e Nadiia Kichenok completaram a varrida após vencerem Shiho Akita e Himari Sato por 6/2 e 7/6 (7-2).
E-L-I-N-A 🇺🇦@ElinaSvitolina clinches the tie for Ukraine with a hard-fought 6-2 4-6 7-6(3) win against Japan’s Yuki Naito, coming back from a break down FOUR times in the decider!#BJKCup pic.twitter.com/xj2MNSTRVf
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 17, 2021
A partida entre Svitolina e Naito teve um total de 15 quebras de serviço, sendo oito para a ucraniana e sete para a japonesa. Apesar de a número 5 do mundo passar por altos e baixos no set inicial, ela conseguiu quebrar quatro vezes o serviço da rival. No segundo set, Naito só quebrou uma vez, logo no game de abertura. A japonesa chegou a liderar o último set por 4/2 e também sacou para o jogo quando vencia por 6/5, mas não conseguiu fechar e Svitolina definiu a disputa no tiebreak.
A Ucrânia está classificada para o qualificatório mundial, que será disputado no início de 2022, valendo vaga para a fase final do torneio do ano que vem. Já o Japão volta ao Zonal Asiático. A equipe japonesa foi bastante desfalcada para o confronto, sem poder contar com a número 2 do mundo Naomi Osaka e nem com as top 100 Nao Hibino e Misaki Doi, e nem mesmo com a ex-top 40 Kurumi Nara.
Flying the flag 🇺🇦@ElinaSvitolina #BJKCup pic.twitter.com/YguJpHtaTk
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 17, 2021
Canadá e Letônia também fecham suas séries
Outras duas seleções definiram vitórias por 3 a 0, o Canadá e a Letônia. As canadenses jogaram contra a sérvia fora de casa e contaram com a jovem de 18 anos e 72ª do ranking Leylah Fernandez para fechar a série. Ela derrotou a 87ª colocada Nina Stojanovic por 3/6, 6/3 e 6/4. Já a equipe letã jogou em casa contra a Índia e fechou a série após a vitória da experiente Anastasija Sevastova. A veterana de 31 anos e 47ª do ranking derrotou a 174ª colocada Ankita Raina por 6/0 e 7/6 (7-4).