Notícias | Outros
Wimbledon revela projeto das novas 39 quadras
16/04/2021 às 18h43

Londres (Inglaterra) – Depois de 10 anos, Wimbledon vai ganhar uma nova quadra, ao lado da Church Road, que estará pronta em 2030, de acordo com os planos definidos na quarta-feira pelo All England Club (AELTC). O projeto da nova quadra "Parkland" mostra que ela será situada em uma clareira, cercada por antigos carvalhos, com capacidade para 8.000 lugares. Isso a tornará a terceira maior quadra de Wimbledon, depois das quadras central e nº 1.

A nova quadra ficará no que agora é o Wimbledon Park Golf Club, que data de 1898. Comprados em 2018, esses 73 acres quase triplicaram as terras disponíveis para a AELTC. O terreno anterior do clube, incluindo estacionamentos, era de apenas 42 acres.

As obras de ampliação são limitadas por uma série de árvores históricas, mas os planos - que foram colocados no site de Wimbledon como parte de uma consulta pública - revelam que 39 quadras de grama serão construídas no antigo clube de golfe, quase dobrando a capacidade geral do clube. As obras terão início logo após a rodada final deste ano.

Quando as obras terminarem, a Church Road será fechada durante a quinzena de Wimbledon e todo o local de 115 acres - que é dividido em dois pela estrada – se transformará em uma única entidade, em termos dos serviços de segurança.

O torneio qualificatório acontece atualmente no “Bank of England Sports Ground”, perto de Roehampton, mas sua venda iminente acrescentou um elemento extra de urgência. De acordo com o cronograma, as novas quadras de grama poderiam receber o qualifying já em 2028. Até lá, o comprador do terreno terá que manter o sistema atual.

O conceito da nova quadra de Parkland lembra a Quadra Simonne Mathieu, de Roland Garros, inaugurada em 2019, que fica em um cenário similarmente silvestre, e terá assentos. No entanto, surpreende que o projeto não tenha uma nova área gramada para o público ver os jogos, para aliviar a Henman Hill.

As outras 38 novas quadras de grama não terão assentos permanentes, mas aumentam muito a capacidade do clube que, atualmente, possui 18 quadras de grama para campeonatos e outras 22 no local de treinos no Parque Aorangi.

O AELTC já recebeu muitas consultas de moradores perguntando se as novas quadras poderiam ser disponibilizadas para uso da comunidade. A resposta do Clube foi amplamente positiva. O AELTC prometeu criar “uma caminhada marcante em torno do perímetro do lago” e oferecer “acesso da comunidade às áreas do parque público”. Eles também dizem que estão “explorando [a possibilidade de] um uso mais amplo das quadras de grama após o Campeonato”.

Apesar da grande quantidade de terreno extra, a capacidade do torneio não aumentará enormemente. Provavelmente haverá um máximo diário de cerca de 50.000 fãs no recinto, uma vez que as novas instalações estejam disponíveis, em vez dos atuais 42 mil. Durante o classificatório, espera-se que o limite seja estabelecido em 10 mil.

O lago no centro do terreno vai ser aumentado. A quantidade de árvores, atualmente em torno de 1.000, será duplicada. A caminhada à beira do lago será possível em calçadões e trilhas, a partir de 2026.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG