Notícias | Dia a dia
Promessa argentina brilha e derruba a top 30 Rybakina
16/04/2021 às 16h29

A vitória de Maria Lourdes Carlé empatou a série no saibro de Córdoba

Foto: Sergio Llamera

Córdoba (Argentina) - O primeiro dia do confronto entre Argentina e Cazaquistão pelos playoffs da Copa Billie Jean King terminou com uma vitória para cada lado no saibro de Córdoba. Mas o ponto da equipe da casa não veio com a principal jogadora do país, Nadia Podoroska, mas sim com a jovem de 21 anos e 430ª do ranking Maria Lourdes Carlé. Ela surpreendeu a número 23 do mundo Elena Rybakina e venceu por 6/4, 3/6 e 6/0.

Carlé foi top 10 do ranking mundial juvenil em 2017, ano em que foi semifinalista do US Open na categoria. Na época, ela chegou a vencer a própria Rybakina durante o torneio, mas depois perdeu para promissora Coco Gauff. Como profissional, a argentina tem sete títulos de ITF e está com o melhor ranking da carreira.

O jogo desta sexta-feira foi o primeiro que Carlé disputou em simples pela Copa Billie Jean King. Durante a partida, Rybakina chegou a receber atendimento médico e precisou ter a pressão arterial aferida em quadra. Se ela não tiver jogar no sábado, o forte time da capitã Yaroslava Shvedova ainda tem mais uma top 100, a 90ª colocada Zarina Diyas. Os organizadores do confronto permitiram também a presença de um pequeno grupo de torcedores argentinos.

A vitória de Carlé foi de fundamental importância para as chances da equipe argentina disputar o qualificatório mundial de 2022 e não cair para o Zonal das Américas. Isso porque Podoroska, semifinalista de Roland Garros e 45ª do ranking, perdeu na abertura do confronto para número 30 do mundo Yulia Putintseva por 2/6, 6/4 e 6/0.

A rodada deste sábado começa às 9h30, com Podoroska enfrentando Rybakina ou Diyas. Logo na sequência, Carlé vai desafiar Putintseva no jogo que pode definir o confronto. Caso a disputa vá para as duplas, a Argentina ainda aposta nas mesmas jogadoras, enquanto a capitã cazaque Yaroslava Shvedova pretende atuar ao lado de Anna Danilina.

O time da casa ainda conta com Victoria Bosio, Guillermina Naya e a jovem de 19 anos Jazmin Ortenzi.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva