Notícias | Dia a dia
RG aumenta o quali feminino e brasileiras se dão bem
13/04/2021 às 13h36

Bia fica em situação mais confortável na disputa por vaga em Roland Garros

Foto: Arquivo

Paris (França) - A organização de Roland Garros anunciou nesta terça-feira uma mudança no regulamento do qualificatório feminino. A partir deste ano, a fase prévia do Grand Slam francês terá 128 jogadoras, em vez de 96 como era anteriormente. Lembrando que o quali masculino já vinha sendo disputado com 128 tenistas. O quali de Roland Garros começa em 24 de maio, enquanto a chave principal tem início no dia 31 e vai até 13 de junho.

Apesar de o quali ter 32 jogadoras a mais que nas últimas temporadas, o número de rodadas segue o mesmo. São necessárias três vitórias para entrar na chave principal. Isso porque agora o quali oferecerá 16 vagas na chave, em vez de 12. Segundo a Federação Francesa de Tênis, a medida visa beneficiar um número maior de jogadoras que foram financeiramente impactadas pela pandemia da Covid-19.

A mudança de regra vem em bom momento para as tenistas brasileiras, especialmente a gaúcha Gabriela Cé (251ª do ranking) e a paulista Beatriz Haddad Maia (294ª colocada, mas que ainda tem 65 pontos a receber na próxima semana). Com o aumento no número de jogadoras no quali, elas ficam em situação muito mais confortável para entrar na disputa.

Atrás de Bia e Cé, outras duas brasileiras estão abaixo do top 300, Laura Pigossi está no 326º lugar, enquanto Carolina Meligeni Alves ocupa atualmente a 342ª colocação no ranking da WTA.

Duplas mistas voltam, cadeirantes na 1ª semana
Outros dois anúncios foram feitos nesta terça-feira pelos organizadores do Grand Slam francês. A chave de duplas mistas, cancelada no ano passado devido à pandemia, volta a ser disputada em 2021. No entanto, serão apenas 16 parcerias, em vez das tradicionais 32.

Já o torneio de tênis em cadeira de rodas, que normalmente acontece na segunda semana de Roland Garros, será disputado mais cedo, entre 4 e 7 de junho. Dessa forma, os tenistas cadeirantes ficariam livres para jogar o "French Riviera Open", um dos principais eventos da modalidade, que está marcado para a semana seguinte.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva