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Nutrição adequada maximiza performance no tênis
13/04/2021 às 09h22

A nutrição adequada é essencial para obter o melhor desempenho possível no tênis

Foto: Arquivo

É claro que existe uma série de fatores que contribuem para o desempenho geral de um atleta no tênis, mas a comida é uma peça crítica do quebra-cabeça e aqui será possível saber tudo sobre a importância da nutrição adequada para maximizar a performance durante as partidas. É importante ter uma base sólida sobre como funciona a nutrição esportiva.

Cada vez mais atletas e treinadores profissionais estão conscientes sobre a importância da nutrição no esporte. A base mais simples e eficaz para qualquer plano de alimentação envolve a ingestão correta de macro e micronutrientes.

Os macronutrientes estão divididos entre água, gorduras, proteínas e carboidratos e sua função geral é ser consumidos em grandes quantidades para fornecer energia para o organismo.

Os carboidratos são a melhor fonte de energia para o corpo e sua principal função na nutrição esportiva é evitar que as proteínas, que são os blocos de construção dos músculos e tecidos de maneira geral, sejam utilizadas para energia.

Os carboidratos são divididos entre simples e complexos, que possuem respectivamente absorção rápida e lenta no organismo.

Os primeiros, que envolvem alimentos como chocolate, mel e açúcar, são úteis para comer antes do treino, enquanto os segundos, que contam com exemplos como aveia, batata doce e sementes, são melhores para as principais refeições.

Por sua vez, as gorduras ajudam a proteger os órgãos do corpo contra lesões, auxiliam na absorção de vitaminas e produção de hormônios importantes e promovem a sensação de saciedade. Já as proteínas são responsáveis pela reparação de tecidos, assim como crescimento e construção dos já mencionados músculos.

Agora, os micronutrientes são as vitaminas e minerais. O corpo necessita de uma quantidade significativamente menor de micronutrientes do que macronutrientes e as principais funções desses nutrientes estão relacionadas à regulação de reações químicas que ocorrem no organismo.

É possível encontrar vitaminas como a C nas frutas cítricas, enquanto as vitaminas A, D, E e K são encontradas em produtos derivados do leite e nos vegetais com folhas verdes, que são alimentos ricos em nutrientes que também contém vitamina B.

Corpo saudável precisa de uma mente saudável
O tênis é um dos esportes mais cerebrais que existem e o vencedor da partida muitas vezes é aquele que conta com a maior força mental. Nesse sentido, é ótimo saber quais são os melhores alimentos para o cérebro.

Existem muitos exemplos de bons alimentos aqui, mas poucos se comparam aos já mencionados vegetais de folhas verdes. Além de serem ricos em diversas vitaminas essenciais, eles também possuem betacaroteno e luteína, uma combinação que não apenas melhora o desempenho neurológico como desacelera o declínio cognitivo.

Outro alimento excelente para garantir um bom funcionamento do cérebro é o peixe. Ricos em ômega-3, esse recurso essencial vindo do mar pode melhorar a função cognitiva de forma significativa.

A única ressalva é procurar alimentos com baixo teor de mercúrio e evitar enlatados, especialmente aqueles com base em água, já que esse metal em grandes quantidades atua como uma neurotoxina.

Finalmente, nozes, frutas vermelhas e até mesmo o delicioso chocolate amargo, uma das melhores fontes de teobromina, que auxilia no envelhecimento saudável das células, também são ótimos para alimentar o corpo e energizar o cérebro.

Todo mundo possui necessidades nutricionais diferentes
Assim como a inestimável prática deliberada, o objetivo final da nutrição esportiva no tênis é maximizar o desempenho do jogador, ou entusiasta, através de uma rotina eficiente e constante.

Os requisitos nutricionais de um praticante podem ser determinados por sua carga de treinamento, objetivos de treinamento, saúde e idade e a nutrição do treinamento deve conseguir equilibrar macro e micronutrientes para atingir a produção de energia ideal e a melhor composição corporal possível para o esporte.

Cada indivíduo terá necessidades diferentes e mesmo que seja possível criar uma base sólida através da literatura disponível, é sempre mais aconselhável falar com um nutricionista esportivo para determinar as próprias necessidades. Vale mencionar que a importância disso cresce de maneira significativa para quem pretende jogar em nível profissional.

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