Notícias | Dia a dia
Sinner e Hurkacz lutam por 1º Masters e o top 20
03/04/2021 às 17h35

Amigos fora da quadra, Hurkacz (esquerda) e Sinner jogaram duplas em dois torneios deste ano

Foto: Arquivo

Miami (EUA) - Os prestigiados torneios Masters 1000, os mais gabaritados depois dos Grand Slam, conhecerão um novo campeão neste domingo. Amigos, o italiano Jannik Sinner e o polonês Hubert Hurkacz fazem duelo inédito a partir das 14 horas que também vale lugar no top 20 do ranking.

Esta é a primeira final desse quilate sem um tenista do top 30 desde Paris-2003, que viu Tim Henman contra Andrei Pavel, e coroará o primeiro campeão que não figura entre os 30 primeiros desde Tomas Berdych, em Paris-2005. É também a quinta mais jovem decisão masculina de Miami e a maior desde que Andy Murray venceu Novak Djokovic em 2009, ambos então com 21 anos.

O italiano tem mais alguns feitos históricos pela frente. Aos 19 anos e 6 meses, já é o mais jovem finalista de Masters desde Rafael Nadal em Madri-2005 e, se levantar o troféu, será o mais precoce de toda a série Masters, iniciada em 1990, superando por um mês o feito de Djokovic em 2007, também em Miami.

+ Confiante, Hurkacz se prepara para final entre amigos
+ Sinner: 'Grande resultado, mas tem mais um jogo'

Fato curioso, Sinner é o quarto adolescente na final de Miami e todos os outros três chegaram ao número 1 do mundo, casos de Andre Agassi, Nadal e Djokovic. Além dele, o único italiano a decidir e ganhar um Masters foi Fabio Fognini, em Monte Carlo de 2019.

Hurkacz representa a renovação do tênis polonês do lado masculino, já que Iga Swiatek surpreendeu com a conquista de Roland Garros do ano passado. Aos 24 anos, ele repete Jerzy Janowicz, único de seu país a decidir um Masters, em Paris-2012.

Sinner e Hurkacz fizeram parceria em duas chaves de duplas nesta temporada, em Melbourne e Dubai. Cada um também tem dois ATPs na carreira e um neste ano. Sinner ganhou seu seu primeiro em Sofia (2020) e faturou Melbourne em fevereiro, enquanto Hurkacz debutou em Winston (2019) e faturou Delray Beach, também na Flórida, em janeiro.

O campeão embolsará US$ 300 mil, mas acima de tudo dará um salto espetacular no ranking e entrará no top 20. Sinner, atual 31º, já se garantiu como 21º e será 14º se erguer o troféu, enquanto Hurkacz já saiu do 37º para o 25º e concorre ao 16º.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG