Miami (EUA) - Depois de escapar de seis match points nas oitavas de final do WTA 1000 de Miami, a grega Maria Sakkari marcou uma das vitórias mais expressivas de sua carreira. A atual 25ª do ranking superou a japonesa Naomi Osaka, número 2 do mundo, ao marcar as parciais de 6/0 e 6/4 em 1h09 de partida. Foi a segunda vitória de Sakkari em cinco jogos contra Osaka no circuito e a 12ª diante de uma top 10 na carreira.
Sakkari está com 25 anos e tem apenas um título de WTA, conquistado na temporada 2019 em Rabat. A grega pode alcançar sua terceira final da carreira e espera pela vencedora entre a canadense Bianca Andreescu e a espanhola Sara Sorribes. Ambas seriam adversárias inéditas em sua carreira profissional.
SAKK ATTACK 💥
🇬🇷 @mariasakkari snaps Osaka's 23-match win streak and reaches the #MiamiOpen semifinals! pic.twitter.com/uaGnVazIiF— wta (@WTA) March 31, 2021
A eliminação nas quartas em Miami acaba com uma invencibilidade de 23 jogos de Naomi Osaka. A japonesa não perdia um jogo desde o dia 7 de fevereiro do ano passado, quando perdeu para Sorribes pela Fed Cup. Nesse intervalo, houve dois casos de W.O. por motivo de lesão, mas como os jogos não aconteceram, não afetavam a série invicta. De quebra, o resultado beneficia a atual número 1 do mundo, a australiana Ashleigh Barty, que tinha a liderança ameaçada no torneio. Ela agora não pode mais ser ultrapassada nesta semana.
Grega conquistou cinco quebras e teve 15 break points
O começo de partida foi desastroso para Osaka. Em seus games de serviço no set inicial, a japonesa disputou 20 pontos e venceu apenas seis. Ela colocou apenas 35% de primeiros serviços em quadra e venceu apenas três dos 13 pontos jogados com seu segundo serviço. Além de estar muito vulnerável em seu saque, a japonesa também não oferecia resistência nas devoluções ou nas trocas de fundo. Sakkari também fez 6 a 0 em winners, cometeu apenas quatro erros não-forçados contra 12 e cedeu somente dois pontos em seus games de serviço na rápida parcial, que teve só 21 minutos de duração.
A superb start from Sakkari ☄️@mariasakkari |#MiamiOpen pic.twitter.com/Vt4eznEhR5
— wta (@WTA) March 31, 2021
Logo na abertura do segundo set, Osaka escapou de três break points e saiu do zero no placar. Na sequência, conseguiu quebrar o saque de Sakkari pela primeira vez e ainda fez 3/0, salvando outros três break points. A japonesa, então, finalmente teve um game de saque mais tranquilo para abrir 4/1, mas voltaria a ser ameaçada pouco depois. Sakkari devolveu a quebra e diminuiu a diferença para 4/3. Já no oitavo game, a grega escapou de um break point forçando um segundo serviço no meio da quadra para empatar o set.
Osaka seguia com dificuldades para colocar o primeiro serviço em quadra, tendo aproveitamento de apenas 44% no segundo set. Ela chegou a contar com alguns erros da grega nas devoluções, mas voltaria a ter o serviço quebrado depois ter um 40-0, e sofrer um lob, fazer três erros e uma dupla falta. Sakkari aproveitou o bom momento e definiu a partida no saque, tendo vencido cinco games seguidos. A grega liderou a estatística de winners por 22 a 5 e cometeu 22 erros não-forçados contra 23 de Osaka.
A Greek delicacy 🇬🇷@mariasakkari | #MiamiOpen pic.twitter.com/h7EocttOTQ
— wta (@WTA) March 31, 2021