Acapulco (México) - O adolescente italiano Lorenzo Musetti confirmou ser a grande sensação do ATP 500 do Acapulco até aqui. Depois de tirar o top 10 Diego Schwartzman na estreia, ele virou a partida em cima do norte-americano Frances Tiafoe, por 2/6, 6/3 e 7/6 (7-1), e avançou para as quartas de final.
Saído do qualificatório e atual número 120 do ranking, Musetti enfrentará agora o búlgaro Grigor Dimitrov, 16º do ranking, que superou sem sustos o sérvio Miomir Kecmanovic, por 6/4 e 6/2.
Curiosamente, os dois jogadores chegaram a pedir assistência médica ao mesmo tempo, quando Musetti já tinha vantagem de 4/1 no segundo set. Tiafoe pareceu sentir fraqueza, enquanto o italiano foi massageado no braço direito.
Musetti does it again!
— ATP Tour (@atptour) March 18, 2021
The 19-year-old 🇮🇹 @lorenzomusetti_ overcomes Tiafoe 2-6, 6-3, 7-6 to make his first ATP500 quarter-final in Acapulco! #AMT2021 pic.twitter.com/L63FcL1cDX
Mais uma vez, Musetti mostrou ser cheio de recursos, variando os golpes de backhand com slices ou paralelas agressivas, além de tentar deixadas. Tiafoe forçou muito mais o jogo de rede nos dois sets finais, o que poderia indicar preocupação com a resistência.
O andamento do jogo foi maluco. Tiafoe chegou a abrir 5/0 no primeiro set e Musetti fez 4/0 no outro. O norte-americano chegou a abrir 3/1 no terceiro set antes de permitir a reação. Aí Tiafoe fez novos 3/0, mas o italiano reagiu, virou e sacou com 6/5 para fechar o jogo. O norte-americano foi corajoso e arriscou, mas errou demais no tiebreak.
Musetti disputou quase somente torneios de nível challenger desde janeiro, arriscando-se apenas no qualificatório do Australian Open. Apesar dos 90 pontos já somados em Acapulco, o italiano ainda não tem chance de chegar na faixa dos 100 primeiros.