Notícias | Dia a dia
Romena vinda do quali derruba Ostapenko e faz quartas
17/03/2021 às 20h34

Jaqueline Cristian já venceu quatro seguidas na semana e agora desafia Kuznetsova

Foto: Formula TX

São Petersburgo (Rússia) - No jogo que encerrou a rodada desta quarta-feira pelo WTA 500 de São Petersburgo, a romena vinda do quali Jaqueline Cristian conseguiu uma vitória expressiva para garantir lugar nas quartas de final do torneio em quadras duras e cobertas. Cristian, de 22 anos e 160ª do ranking, derrotou a letã Jelena Ostapenko por 6/3 e 7/6 (11-9) em 1h59 de partida.

Esta foi a quarta vitória seguida de Jaqueline Cristian na semana. A romena foi uma juvenil de bom nível entre 2015 e 2016, ao treinar na IMG Academy de Nick Bollettieri. Ela chegou a disputar torneios no Brasil e ocupar o top 30 no ranking da categoria. Entre as profissionais, já venceu dez eventos no circuito da ITF e consegue sua melhor campanha em um WTA.

A próxima adversária de Cristian no torneio é a veterana russa Svetlana Kuznetsova, ex-número 2 do mundo e atual 39ª colocada aos 35 anos. A boa campanha em São Petersburgo já está rendendo 125 pontos para a romena, que se aproxima do 140º lugar. Ela pode terminar a semana no top 100 se for campeã do torneio.

Ostapenko não repetiu o bom desempenho da estreia, em que havia vencido a espanhola Paula Badosa em apenas 52 minutos. Campeã de Roland Garros em 2017 e semifinalista de Wimbledon no ano seguinte, a letã de 23 anos chegou a ser número 5 do mundo em 2018. Ela ocupa atualmente o 53º lugar do ranking e voltou a treinar recentemente com a francesa Marion Bartoli. A parceria já havia rendido bons resultados à letã no fim de 2019.

Na partida desta quarta-feira, Ostapenko liderou a contagem de winners por 23 a 19, mas também cometeu 28 erros contra apenas 19 da rival. Cristian precisou de cinco match points e conseguiu quebras na partida, contra três da letã. A romena chegou a sacar para o jogo quando liderou o segundo set por 6/5, mas a vitória só foi confirmada no tiebreak.

Alexandrova estreia bem, Kudermetova joga na quinta
Principal cabeça de chave do torneio, a russa Ekaterina Alexandrova confirmou a condição de número 34 do mundo e marcou as parciais de 6/3 e 6/4 contra a tcheca Tereza Martincova, 107ª colocada. Ela espera pela vencedora entre a tcheca Katerina Siniakova e a russa Margarita Gasparyan. Já a segunda favorita Veronika Kudermetova estreia nesta quinta-feira em duelo russo contra Kamilla Rakhimova.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva