Notícias | Dia a dia
Feito só para Federer, On não irá vender 'Roger Pro'
14/03/2021 às 10h18

Lausanne (Suíça) - O retorno de Roger Federer ao circuito nesta semana em Doha trouxe uma surpresa: o megacampeão passou a calçar o tênis da empresa suíça On, cortando de vez todas as relações com sua antiga patrocinadora, a Nike.

A On jamais havia confeccionado calçados para tênis. Sua especialidade sempre foi sapatos para corrida, tendo patente de uma sola chamada CloudTec. Pouco depois de Federer entrar no negócio, a marca lançou uma linha chamada The Roger, que permanece no mercado, porém são calçados mais sociais e não competitivos, que foram lançados em três modelos e custam hoje entre 140 e 190 dólares.

O modelo que Federer exibiu em seu retorno é chamado de 'Roger Pro' e não tem a tecnologia CloudTec. Utiliza na verdade uma plataforma de fibra de carbono, que também está nos calçados para maratona da empresa. Tem uma parte superior de malha projetada, entressola de alta densidade e padrões de aderência variados e que limitam o ruído.

Segundo o site da empresa, os designers criaram cada elemento do calçado de acordo com o estilo de jogo de Federer. E tudo começou com uma varredura 3D de seu pé. "Jogar tênis não é o mesmo que correr. Os movimentos são totalmente diferentes", explica um dos engenheiros. "O tenista chega a colocar três vezes seu peso sobre o calçado num movimento lateral, e isso demanda muita estabilidade. Foi o que trabalhamos arduamente com Federer para criar o modelo".

Foram dois anos de desenvolvimento do projeto. "Federer tem um estilo muito suave de jogar. Ao analisar seus movimentos em quadra, percebemos que não seria necessário exagerar nos suportes e então reduzimos muito o peso do calçado", explica outro profissional envolvido no projeto. E garante: "O tênis foi adaptado para Roger, e não Roger teve de se adaptar ao calçado".

A On reafirma no seu site que não pretende comercializar o modelo Roger Pro no momento. "Este é um protótipo e iremos avaliar como ele se sai em competição. Por enquanto, é um modelo único, feito exclusivamente para Federer, e não será vendido ao público. Mas nunca se sabe", conclui.


Novo Apple iPhone 12 Pro Max (256 GB, Grafite) por R$ 9.227,33

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG