Notícias | Dia a dia
Basilashvili completa semana dos sonhos com título
13/03/2021 às 13h42

Doha (Qatar) - Depois de amargar um longo período de dificuldades dentro e fora das quadras, o georgiano Nikoloz Basilashvili reencontrou seu tênis de golpes pesados e conquistou o quarto título da carreira no ATP 250 de Doha, ao derrotar o espanhol Roberto Bautista, por 7/6 (7-5) e 6/2.

Este foi o quarto título seguido de Basilashvili nas finais alcançadas na carreira. Ele perdeu as duas primeiras, em Kitzbuhel e Memphis, mas depois levou os títulos de Hamburgo e Pequim, em 2018, e de Hamburgo em 2019.

Basilashvili chegou a cair em nove primeiras rodadas desde a volta do circuito em agosto, período em que ainda foi acusado de violência doméstica pela esposa. Recuperou-se com quartas em Antalya, no final de janeiro, mas chegou a Doha com mais cinco resultados negativos seguidos. Superou então Roger Federer nas quartas tendo evitado um match-point e em seguida tirou Taylor Fritz em sets diretos.

Aos 29 anos, Basilashvili saltará do 42º posto para o 37º, mas ainda distante do 16º que obteve há dois anos. Com a campanha, ganhou vaga direta no ATP 500 de Dubai, onde entrará diretamente na segunda rodada.

Risco e vento
Para obter sua segunda vitória em cinco duelos contra Bautista, o georgiano precisou se adaptar ao forte vento que novamente atrapalhou os tenistas em Doha. Os dois jogadores tiveram de sair um pouco de seus estilos habituais e usar mais topspin, porém ainda assim arriscaram sempre que tiveram uma bola mais oportuna.

O primeiro set seguiu sem um único break-point até o tiebreak, quanto então os sacadores perderam todos os seis pontos. O georgiano ainda teve 5-3, permitiu reação mas por fim conseguiu concluir o set.

Na 18ª final da carreira, Bautista tentatava repetir o título de Doha de 2019, mas não conseguiu segurar o ritmo imposto pelo adversário no segundo set. Basilashvili passou a ir mais à rede, tentando encurtar pontos e colocar pressão, o que acabou tirando dois games de serviço do espanhol.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG