Notícias | Dia a dia
Herbert vira o jogo e derruba Tsitsipas nas quartas
12/03/2021 às 19h36

Aos 29 anos, Herbert ainda persegue seu primeiro título de ATP

Foto: Divulgação

*Atualizado às 19h35 com a vitória de Ugo Humbert no complemento da rodada

Marselha (França) -
A série invicta de Stefanos Tsitsipas no ATP 250 de Marselha chegou ao fim nesta sexta-feira. Vencedor das duas últimas edições do torneio, em 2019 e 2020, e vindo de nove vitórias seguidas sem perder sets, o grego foi eliminado nas quartas de final pelo francês Pierre-Hugues Herbert, 93º do ranking, por 6/7 (6-8), 6/4 e 6/2 em 2h05 de partida.

Atual número 5 do mundo aos 22 anos, Tsitsipas não terá prejuízo no ranking apesar da derrota. Com o sistema de dois anos, adotado temporariamente pela ATP e pela WTA em razão da pandemia, os 250 pontos conquistados no torneio de 2020 serão mantidos até o dia 21 de fevereiro de 2022.

Herbert, de 29 anos, manteve seu perfeito retrospecto contra Tsitsipas, já que também havia vencido o grego na cidade chinesa de Shenzhen em 2018. O francês, que ainda luta por seu primeiro título de simples no circuito da ATP, também comemora sua quarta vitória contra top 10.

O duelo entre Tsitsipas e Herbert começou melhor para o grego, que foi o primeiro a quebrar e não havia enfrentado break points até liderar por 5/3 no set inicial. Depois de perder a chance de sacar para o set, o número 5 do mundo ainda conseguiu definir a parcial no tiebreak. O segundo set vinha com domínio dos sacadores. Herbert cedeu apenas cinco pontos em seu serviço e não foi ameaçado, além de aproveitar o único break point que teve, quando o placar estava empatado por 4/4, para quebrar e forçar o set decisivo.

Logo na abertura do terceiro set, Herbert conseguiu mais uma quebra de saque. Tsitsipas buscou o empate e ainda virou para 2/1. Mas depois disso, o grego não conseguiu vencer mais nenhum game. Herbert voltou a ser muito firme em seus três games de serviço subsequentes, perdendo apenas quatro pontos no total, e conseguiu duas novas quebras para consolidar a virada.

Confronto francês na semifinal
O adversário de Herbert na semifinal será o também francês, Ugo Humbert, canhoto de 22 anos e cabeça 4 do torneio. Humbert, que é número 31 do mundo, venceu o surpreendente Arthur Rinderknech, vindo do quali e 138º do ranking, por 4/6, 7/5 e 7/6 (7-4) em 2h36 de jogo. Na outra semi, o russo Daniil Medvedev vem confirmando sua condição de número 3 do mundo e enfrentará o experiente australiano de 33 anos Matthew Ebden.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva