Doha (Qatar) - Pela quarta vez em cinco confrontos, Roberto Bautista Agut levou a melhor sobre Dominic Thiem e garantiu vaga na semifinal do ATP 250 de Doha. No jogo que encerrou a rodada desta quinta-feira, Bautista Agut precisou lutar por 2h24 e venceu a disputa com parciais de 7/6 (7-3), 2/6 e 6/4.
Campeão em Doha em janeiro de 2019, Bautista Agut não vence um título desde então. O experiente espanhol de 32 anos e número 13 do mundo acumula nove conquistas no circuito e tem oito vice-campeonatos. A vitória sobre Thiem foi também a 13ª contra top 10 em sua carreira profissional.
What a way to finish it 🙌@BautistaAgut beats no.1 seed Thiem 7-6 2-6 6-4 in a brutal encounter to move into the Doha semi-finals! pic.twitter.com/J1s9ifs5o7
— Tennis TV (@TennisTV) March 11, 2021
O adversário de Bautista Agut na semi será o russo Andrey Rublev, número 8 do mundo, e que ainda não entrou em quadra na chave de simples em Doha. Por ser o cabeça 3 do torneio, já estrearia diretamente nas oitavas, mas contou com desistências consecutivas de Richard Gasquet e Marton Fucsovics. O espanhol e o russo já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado.
Rublev não chega a estar totalmente sem ritmo. Vindo de título no ATP 500 de Roterdã no último domingo, o jovem jogador de 23 anos também entrou na chave de duplas em Doha, ao lado do também russo Aslan Karatsev. Eles já conseguiram três vitórias na competição e estão na final contra o neozelandês Marcus Daniell e o austríaco Philipp Oswald.
Já o eliminado Dominic Thiem tenta a reabilitação no circuito na semana que vem, quando atuará no ATP 500 de Dubai. O jogador de 27 anos e número 4 do ranking vinha de uma queda nas oitavas do Australian Open e agora para nas quartas do torneio no Qatar.
⚠️ Warning: High Speed Alert ⚠️
— Tennis TV (@TennisTV) March 11, 2021
The @ThiemDomi backhand is straight DYNAMITE! pic.twitter.com/IhQAnu9XHy
O duelo entre Thiem e Bautista Agut começou com muitos ralis longos e o primeiro set teve praticamente uma hora de duração. O espanhol deu um susto ainda no início ao torcer o pé esquerdo e ser atendido, mas conseguiu voltar à quadra sem dar sinais de incômodo. Thiem conseguiu a primeira quebra de serviço do jogo para fazer 2/1, mas permitiu o empate logo na sequência. Mais tarde, o austríaco salvou um set point no saque quando perdia por 5/4, mas Bautista Agut prevaleceu no tiebreak.
Thiem foi dominante no segundo set ao conseguir três quebras contra Bautista Agut. O espanhol fez apenas nove dos 22 pontos jogados em seus games de serviço e somente um em oito disputados com o segundo serviço. O início do terceiro set foi de games longos e chances para os dois lados. Bautista Agut conseguiu duas quebras para vencer três games seguidos e depois se manteve firme no saque até o final.