Notícias | Dia a dia
Original Nine da WTA entra no Hall da Fama do tênis
08/03/2021 às 07h29

Em 1970, nove jogadoras assinaram um contrato profissional simbólico no valor de um dólar

Foto: Volvo Car Open

Newport (EUA) - O Hall da Fama do Tênis anunciou que todas as integrantes do Original Nine entrarão de forma conjunta na galeria de lendas do esporte. As nove jogadoras foram pioneiras na assinatura de contratos profissionais no esporte em setembro de 1970. A criação dos primeiros torneios do circuito foi o passo inicial para a fundação da WTA três anos mais tarde, em 1973.

O grupo era formado pelas norte-americanas Billie Jean King, Peaches Bartkowicz, Rosie Casals, Judy Dalton, Julie Heldman, Kristy Pigeon e Valerie Ziegenfuss, além das australianas Kerry Melville Reid e Nancy Richey. Insatisfeitas com a disparidade nas premiações entre homens e mulheres e com poucas opções de torneios para disputar, elas assinaram um contrato simbólico no valor de um dólar e posaram para uma fotografia histórica no tênis no dia 23 de setembro de 1970.

+ WTA celebra os 50 anos do tênis feminino profissional
+ Hewitt será introduzido ao Hall da Fama do Tênis
+ Tradicional cerimônia do Hall da Fama fica para 2021

Esta é a primeira vez que um grupo será introduzido no Hall da Fama, na Categoria de "Contribuidor", uma honra anteriormente concedida apenas individualmente. Duas jogadoras já faziam parte do Hall da Fama, Billie Jean King está desde 1987, enquanto Rosie Casals entrou em 1996.

"Havia três coisas que estávamos realmente focadas em alcançar. Número um: que qualquer garota nascida neste mundo teria um lugar para jogar e competir. Número dois: que as mulheres seriam apreciadas por nossas realizações, não apenas por nossa aparência. E número três: que as mulheres finalmente conseguiriam ganhar a vida jogando tênis profissional", disse Billie Jean King, em recente entrevista ao site da WTA.

"Ser homenageada junto com as minhas companheiras por ter um impacto na história do tênis e fazer parte do Hall da Fama é simplesmente maravilhoso. Hoje, toda vez que uma mulher recebe um cheque para competir em um Grand Slam, um WTA Tour ou qualquer torneio profissional, se deve àquele dia, 23 de setembro de 1970, quando assinamos o contrato de um dólar com Gladys Heldman. Esse foi o nascimento do tênis profissional feminino, da maneira que você o conhece hoje como o principal esporte profissional para mulheres no mundo", acrescentou a vencedora de 12 títulos de Grand Slam.

A lista de novos membros do Hall da Fama em 2021 também conta com o ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt e com o técnico Dennis Van der Meer. A cerimônia está marcada para o dia 17 de julho, em Newport, nos Estados Unidos. Como a premiação de 2020 foi cancelada devido à pandemia da Covid-19, as comemorações também homenagearão os indicados do ano passado: ​​Conchita Martinez e Goran Ivanisevic.

 

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva