Buenos Aires (Argentina) - Grande nome na disputa do ATP 250 de Buenos Aires, Diego Schwartzman fez valer toda a sua experiência no circuito e conquistou o quarto título na carreira, sendo o primeiro em casa. Schwartzman dominou do início ao fim a final argentina contra o jovem de 22 anos e vindo do quali Francisco Cerundolo, 137º do ranking, e marcou as parciais de 6/1 e 6/2 em apenas em 1h20 de partida.
Schwartzman é apenas o quinto argentino a ser campeão do tradicional torneio, que é disputado desde 2001. Os outros campeões da casa haviam sido Guillermo Coria em 2004, Gaston Gaudio em 2005, Juan Monaco em 2007 e David Nalbandian em 2008. O jogador de 28 anos e atual número 9 do mundo já havia batido na trave em 2019, quando ficou com o vice na capital argentina. Ele também tinha um vice-campeonato em Córdoba no ano passado.
Ao longo da semana em Buenos Aires, Schwartzman não perdeu nenhum set. Ele estreou contra o eslovaco vindo do quali Lukas Klein, e depois passou pelo espanhol Jaume Munar nas quartas e pelo sérvio Miomir Kecmanovic na semi antes do duelo com Cerundolo neste domingo.
¡Primer set para el peque!
— Argentina Open (@ArgentinaOpen) March 7, 2021
Fue 6-1 en el primero 👏 pic.twitter.com/XB1psEbO4V
Apesar do título, Schwartzman permanecerá na nona posição do ranking mundial. Já Francisco Cerundolo dará um salto na lista a ser divulgada na próxima segunda-feira. Com suas sete vitórias seguidas em Buenos Aires, ele aparecerá no 112º lugar. O argentino de 22 anos tentava repetir o feito de seu irmão mais novo, Juan Manuel Cerundolo, que conquistou o ATP de Córdoba com apenas 19 anos na semana passada.
O domínio de Schwartzman na partida começou cedo, com duas quebras consecutivas para que ele abrisse 4/0 no placar. Cerundolo teve que escapar de um 0-40 no quinto game para evitar o 'pneu'. Na sequência, o top 10 argentino salvou um break point para fazer 5/1 e voltou a quebrar o serviço do adversário para fechar o set. Schwartzman abriu 3/0 no segundo set, perdeu um game de saque e permitiu uma breve reação de Cerundolo, mas depois conseguiu mais duas quebras e terminou o jogo vencendo três games seguidos.
A story worthy of Disney+ 💫
— Tennis TV (@TennisTV) March 7, 2021
The moment Buenos Aires native @dieschwartzman won the @ArgentinaOpen, at last 🏆#ArgOpen2021 pic.twitter.com/mPLirhOKCu