Notícias | Dia a dia
Tauson conquista 1º WTA aos 18 e já será top 100
07/03/2021 às 13h27

Tauson veio do quali em Lyon e venceu sete jogos seguidos nesta semana sem perder sets

Foto: Divulgação

Lyon (França) - A semana espetacular de Clara Tauson no WTA 250 de Lyon terminou da melhor maneira possível neste domingo. Vinda do qualificatório no torneio francês em quadras duras e cobertas, a jovem dinamarquesa de 18 anos e ainda 139ª do ranking venceu seu sétimo jogo seguido sem perder sets e conquistou seu primeiro título na elite do circuito. Ela superou na final a Viktorija Golubic, 130ª do ranking, por 6/4 e 6/1.

O título em Lyon vai levar Tauson ao grupo das 100 melhores do mundo. A dinamarquesa liderou o ranking mundial juvenil em 2019, ano em que também venceu o Australian Open da categoria. Com rápida evolução na carreira, a dinamarquesa também já tem oito títulos no circuito profissional da Federação Internacional de Tênis (ITF), sendo dois deles só no início deste ano.

Tauson também recoloca a Dinamarca na primeira página do ranking pouco mais de um ano depois da aposentadoria da ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki, ainda aos 29 anos. Durante toda a carreira de Wozniacki, ela nunca teve a companhia de outra dinamarquesa no top 100 do ranking mundial.

Ao longo da semana em Lyon, Tauson superou várias jogadoras experientes, como a italiana Camila Giorgi, a húngara Timea Babos e a russa Ekaterina Alexandrova, principal cabeça de chave do torneio e número 33 do mundo. Ela vinha de uma semifinal complicada contra espanhola Paula Badosa, 73ª do ranking, em que teve que lidar com uma arbitragem polêmica com algumas oportunidades perdidas no set inicial.

Golubic começou melhor, mas Tauson logo assumiu o domínio
A final de Lyon começou melhor para Golubic, que exibia algumas variações de altura e peso de bola para tentar quebrar o rtimo de Tauson, que prefere jogar de forma bastante agressiva e apostar na potência dos golpes. Apesar de a suíça de 28 anos ter sido a primeira a quebrar e liderado por 2/0, não demorou para que a jovem dinamarquesa estabelecesse o domínio das ações do fundo de quadra e vencesse quatro games seguidos.

Tauson perdeu a chance de sacar para o set quando vencia por 5/3, mas voltaria a quebrar o saque de Golubic logo no game seguinte para definir a parcial. No segundo set, a dinamarquesa estava bem mais confortável em quadra, com games rápidos em seu serviço e duas quebras seguidas para abrir 5/0.

Golubic salvou quatro match points no saque para evitar o 'pneu' e teve duas chances para devolver uma das quebras no último game da partida, mas Tauson finalmente conseguiu definir a disputa em sets diretos para conquistar seu primeiro troféu na elite do tênis mundial.

Comentários
Loja - camisetas
Torneio Teodózio