Buenos Aires (Argentina) - O sábado de semifinais do ATP 250 de Buenos Aires foi perfeito para os argentinos. O favorito Diego Schwartzman e a surpresa Francisco Cerundolo venceram seus jogos e vão disputar o título no domingo às 15h (de Brasília). O tradicional torneio argentino é disputado desde 2001 e o último campeão da casa havia sido David Nalbandian em 2008.
Principal cabeça de chave do torneio, Schwartzman segue confirmando o favoritismo e chega sem perder sets à final. O número 9 do mundo derrotou neste sábado o sérvio Miomir Kecmanovic, 42º do ranking, por 6/0 e 6/4 em apenas 1h22 de partida.
There will be a homegrown champion in Buenos Aires for the first time since 2008!@dieschwartzman brushes aside Kecmanovic 6-0 6-4 to set up an all-Argentinian final v Francisco Cerundolo 🇦🇷🇦🇷#ArgOpen2021 pic.twitter.com/kfK7ah49H8
— Tennis TV (@TennisTV) March 6, 2021
Schwartzman está com 28 anos e tem três títulos de ATP, com destaque para o Rio Open de 2018. O argentino também já venceu torneios no saibro de Istambul em 2016 e no piso duro de Los Cabos em 2019. Finalista em dez torneios no circuito, tem dois vice-campeonatos jogando em casa: o primeiro em Buenos Aires em 2019 e o segundo em Córdoba no ano passado.
Família Cerundolo busca o segundo título
Já Francisco Cerundolo tenta repetir o feito do irmão mais novo, Juan Manuel Cerundolo, que conquistou o ATP 250 de Córdoba com apenas 19 anos. Francisco, de 22 anos e 137º do ranking, veio do quali na capital argentina e marcou sua sétima vitória seguida no torneio. Ele superou neste sábado o espanhol Albert Ramos, experiente jogador de 33 anos e 46º do ranking, por 7/6 (7-5), 3/6 e 6/2 em 2h35 de partida.
¡SIIIII FRAN!
— Argentina Open (@ArgentinaOpen) March 6, 2021
Primer set durísimo, fue 7-6 (5) en 67 minutos de juego para Cerundolo 🇦🇷 pic.twitter.com/buElQWFPsI
Os irmãos argentinos exibiram estilos de jogo distintos ao longo da última semana. Juan Manuel Cerundolo atuou muitas vezes bem atrás da linha de base, participando de trocas longas do fundo de quadra, e muitas vezes recorrendo às bolas altas para deixar os rivais em situações desconfortáveis. Já Francisco Cerundolo mostrou um tênis mais agressivo, entrando mais na quadra, acelerando os golpes e buscando a definição dos pontos.
Caso Francisco consiga o título neste domingo, será a primeira vez na história do circuito que dois irmãos conquistam torneios da ATP em semanas consecutivas. Os caminhos dos argentinos nas últimas semanas foram parecidos, já que ambos vieram do quali e eliminaram Albert Ramos em uma fase e foram algozes de brasileiros pelo caminho. Juan bateu João Menezes, Thiago Wild e Thiago Monteiro, enquanto Francisco passou por João Menezes e Guilherme Clezar durante o quali.
22-year-old @FranCerundolo follows little brother @JuanMaCerundolo (@CordobaOpen) into his 1st @ATPTour final (@ArgentinaOpen).
— ATP Media Info (@ATPMediaInfo) March 6, 2021
Cerundolos are ONE win from becoming 1st brothers in Open Era to win titles in back-to-back weeks. Juan went 8-0 at Cordoba and Francisco is 7-0 at BA.