Lyon (França) - Com mais uma ótima atuação neste sábado, a dinamarquesa Clara Tauson deu continuidade à sua semana impecável no WTA 250 de Lyon e chega à sua primeira final na elite do circuito com apenas 18 anos. Vinda do qualificiatório, Tauson marcou sua sexta vitória seguida e segue sem perder sets. Ela superou a espanhola Paula Badosa, cabeça 7 do torneio e 73ª do ranking, por 7/5 e 6/1 em 1h30 de partida.
Ex-líder do ranking mundial juvenil em 2019 e atual 139ª colocada na WTA, Tauson pode entrar no top 100 se for campeã do torneio. Ela já garantiu 180 pontos pelas quatro vitórias em simples e mais 18 por ter vencido seus dois jogos no quali. Com isso, já garante a subida para o 107º lugar. Com mais uma vitória, ganha mais 100 pontos e entra no grupo das cem melhores do mundo.
Into her first ever WTA Tour final 🙌
Clara Tauson defeats the No.7 seed Badosa, 7-5, 6-1.#Open6emeSensML pic.twitter.com/SPnXXygKUy— wta (@WTA) March 6, 2021
Com rápida evolução na carreira, Tauson já tem oito títulos no circuito profissional da Federação Internacional de Tênis (ITF), sendo dois deles só no início deste ano. A dinamarquesa também já venceu jogo de Grand Slam contra a norte-americana Jennifer Brady no saibro de Roland Garros no ano passado. Nesta semana em Lyon, conseguiu superar a russa Ekaterina Alexandrova, cabeça 1 do torneio e número 33 do mundo.
Semi teve polêmica com a arbitragem
A semifinal em Lyon começou equilibrada e com Badosa tendo o maior domínio das ações. Por duas vezes, a espanhola de 23 anos esteve com uma quebra de vantagem no placar, mas não conseguia sustentar a liderança. Com jogo agressivo do fundo de quadra e muita potência nos golpes, a dinamarquesa atacava bastante nas devoluções e conseguiu buscar o empate nas duas ocasiões. Depois de algumas oscilações no primeiro set, a jovem de 18 anos começou a sacar muito bem e correr menos riscos.
The umpire overruled this and called it out. pic.twitter.com/Jf1sblMHMf
— Tennis GIFs 🎾🎥 (@tennis_gifs) March 6, 2021
Quando Tauson vencia por 5/4 e tinha 15-30 no saque de Badosa, um erro da arbitragem quase mudou o rumo do jogo. A juíza de linha marcou corretamente um winner de devolução da dinamarquesa, que chegaria ao set point, mas o árbitro de cadeira equivocadamente alegou bola fora e aplicou um overrule, deixando Tauson incrédula em quadra. O torneio não conta com o desafio eletrônico.
Badosa confirmou o serviço para fazer 5/5, mas Tauson conseguiria uma nova quebra dois games mais tarde, fechando a parcial em seu sexto set point. A espanhola solicitou atendimento para a panturrilha esquerda no intervalo entre os sets e tornou-se presa fácil até o final do jogo, permitindo mais duas quebras à rival.
Golubic elimina Ferro na outra semi
A adversária de Tauson na final em Lyon será a suíça Viktorija Golubic, 130ª do ranking, que derrotou a francesa Fiona Ferro, cabeça 2 do torneio e 46ª do ranking, por 4/6, 6/0 e 7/6 (7-4). Golubic está com 28 anos e tem um título de WTA, conquistado no saibro de Gstaad em 2016. Ela e Tauson se enfrentaram recentemente na final de um ITF W25 em Fujairah, nos Emirados Árabes, disputado em janeiro, com vitória da dinamarquesa em três sets.