Notícias | Dia a dia
Mesmo lesionada, Azarenka bate Svitolina e faz semi
04/03/2021 às 15h07

Azarenka segue sem perder para Svitolina no circuito, agora com 4 a 0 no histórico

Foto: Jimmie48/WTA

Doha (Qatar) - Mesmo não estando em sua melhores condições físicas, Victoria Azarenka conseguiu uma expressiva vitória nesta quinta-feira e garantiu vaga na semifinal do WTA 500 de Doha. A ex-líder do ranking e atual 14ª colocada sofreu com problemas nas costas desde o começo do jogo contra Elina Svitolina, número 5 do mundo e principal cabeça de chave do torneio, e mesmo assim conseguiu vencer por 6/2 e 6/4 em 1h27 de partida.

"Eu comecei a sentir dor hoje de manhã, e depois melhorou. Mas na hora do aquecimento, eu senti muita dor e fiquei preocupada. Mas eu quis ficar por causa da torcida, disse Azarenka após o jogo desta quinta-feira. Ela segue sem perder para Svitolina, tendo vencido todos os quatro jogos que fez contra a ucraniana "Eu realmente tentei focar no que eu poderia fazer, e não pensar em mais nada. Fiquei tentando encontrar soluções".

"Só tentei jogar ponto a ponto e não pensar no placar, quanto tempo vai demorar para jogar, se vai ser dois ou três sets. Estou muito orgulhosa da maneira como lidei com isso mentalmente e como encarei este jogo", explica a bielorrussa de 31 anos, que ainda não sabe se o esforço para vencer Svitolina pode ter agravado a lesão.

"Vamos ver... Espero que não. No momento eu ainda tenho muita adrenalina por causa do jogo, então a situação é diferente de quando você está no quarto e tem que sair para treinar", comentou a bicampeã do torneio, que enfrenta a espanhola Garbiñe Muguruza na semifinal desta sexta-feira. Muguruza bateu a grega Maria Sakkari por 6/3 e 6/1.

Azarenka fez 25 winners na partida desta quinta-feira
Desde os primeiros games da partida, Azarenka já mostrava uma dificuldade para sacar e também na movimentação do fundo de quadra. Ela chegou a receber atendimento da fisioterapeuta e preferia não se sentar nos bancos ao lado da quadra nas viradas de lado. Mesmo com todas as limitações físicas, a bielorrussa conseguiu quebrar três vezes o saque de Svitolina no primeiro set, fazendo 7 a 4 em winners em 40 minutos de partida.

A dificuldade para Azarenka sacar ficou mais evidente no segundo set, em que ela enfrentou seis break points. Ainda assim, a ex-líder do ranking foi a primeira a quebrar e fez 2/1. Svitolina buscou o empate na sequência, mas voltaria a perder o saque logo na sequência. Azarenka voltaria a quebrar para fazer 5/2. Ela perdeu a primeira chance de sacar para fechar e teve dois match points no serviço de Svitolina, mas a vitória só foi confirmada em seu próprio saque pouco depois.

Azarenka liderou nos winners por 25 a 12 e cometeu 20 erros contra 12 de Svitolina. A bielorrussa também conseguiu seis quebras em 12 break points criados e perdeu apenas três games de serviço, apesar de ter sido ameaçada oito vezes. 

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva