Notícias | Dia a dia
Monteiro leva a virada e se despede nas oitavas
03/03/2021 às 15h29

Além de ter vencido o primeiro set, Monteiro chegou a liderar o terceiro por 3/0

Foto: Divulgação

Buenos Aires (Argentina) - Depois de ter feito uma boa estreia no ATP 250 de Buenos Aires, Thiago Monteiro se despediu ainda nas oitavas de final do torneio em quadras de saibro na capital argentina. O número 1 do Brasil levou a virada do sérvio Miomir Kecmanovic, cabeça 4 do torneio e 42º do mundo, com parciais de 5/7, 6/3 e 6/4 em 2h14. Além de ter vencido o set inicial, Monteiro chegou a ter 3/0 na parcial decisiva, mas permitiu a reação do adversário.

Atual 74º do ranking aos 26 anos, Monteiro está com o melhor ranking da carreira. Ele tentava chegar às quartas de final de um torneio pela segunda semana consecutiva, repetindo a campanha do ATP 250 de Córdoba.

O cearense permanece na capital argentina para a sequência do torneio de duplas, já que está nas quartas de final, e depois segue para o ATP 250 de Santiago. Na temporada, tem nove vitórias e cinco derrotas, com uma semifinal de ATP 250 no Melbourne Park, uma semana antes do Australian Open.

Algoz de Monteiro nesta quarta-feira, Kecmanovic está com 21 anos e tem um título de ATP conquistado em Kitzbuhel, no ano passado. O sérvio firmou recentemente uma parceria para treinar com o ex-top 10 argentino David Nalbandian e vinha de uma eliminação na estreia em Córdoba. Seu próximo adversário pode ser o também sérvio Laslo Djere, 60º do ranking, ou o canhoto argentino Federico Delbonis, 86º colocado.

Monteiro conseguiu incrível reação no 1º set
No início da partida, Kecmanovic era quem vinha confirmando seus serviços com mais tranquilidade. Monteiro perdia por 3/2 quando teve que enfrentar um break point pela primeira vez na partida, em um game com poucos primeiros serviços em quadra. O brasileiro conseguiu confirmar, mas a instabilidade em seu saque persistia e ele teria o serviço quebrado no oitavo game após uma dupla-falta, permitindo que o rival abrisse 5/3.

A reação de Monteiro na reta final do set foi notável. Ele foi agressivo nas devoluções, mesmo no primeiro saque de Kecmanovic e devolveu a quebra de zero. Na sequência, fez um ótimo game de saque, definido com um ace e buscou o empate por 5/5 ao vencer oito pontos seguidos. Cada vez mais consistente do fundo de quadra, o número 1 do país conseguiu sua segunda quebra e confirmou o serviço na sequência para fechar o set tendo vencido quatro games seguidos.

Brasileiro liderou o set decisivo
Monteiro começou o segundo set fazendo dois games de saque de zero, mas não conseguia ameaçar o serviço do adversário. Bastou um game ruim do brasileiro para que o sérvio obtivesse a quebra para fazer 4/2. Kecmanovic seguiu sem enfrentar break points até o fim da parcial, tendo perdido oito pontos em seus games de serviço. Monteiro apresentava um desempenho ainda mais curioso, já que só perdeu quatro pontos no saque em todos o set, todos justamente no game da quebra.

O terceiro set começou muito bom para Monteiro que conseguiu uma quebra precoce e ainda salvou três break points para abrir 3/0 no placar. Quando vencia por 3/1 e 40-30, um smash errado acabou custando caro e o brasileiro teve o serviço quebrado. Kecmanovic deu início à reação e passou a jogar de forma consistente do fundo de quadra e sem correr riscos em seu saque. Assim, venceu cinco games seguidos e fez 5/3. Monteiro chegou a ser advertido pelo árbitro equatoriano Jimmy Pinoargote por ter quebrado uma raquete e até voltaria a confirmar um game de saque, mas não evitou a derrota pouco depois.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva