Notícias | Outros
Banana Bowl tem início com a disputa do quali
01/03/2021 às 22h36

Torneio teve início nas quadras do Mampituba, em Criciúma (SC)

Foto: Luiz Cândido/CBT

Criciúma (SC) - Um dos mais importantes e tradicionais torneios de tênis juvenil do mundo, o Banana Bowl terá o fim do qualifying e o início da chave principal nesta terça-feira em Criciúma (SC). A competição reúne alguns dos melhores jovens atletas do planeta, que estão em Santa Catarina em busca dos pontos que valem para os rankings da Federação Internacional de Tênis e da Confederação Sul-Americana de Tênis. As finais serão realizadas na sexta-feira (5).

As categorias 18 e 16 anos são realizadas na Sociedade Recreativa Mampituba, enquanto a categoria 14 anos está em disputa no Criciúma Clube. Neste ano, em virtude das restrições por causa do Covid-19, as categorias 12 anos e Tennis Kids foram adiadas, a fim de evitar a aglomeração de pessoas nas sedes.

Ao todos, são cerca de 400 atletas envolvidos, com destaque para o torneio de 18 anos. Entre os principais atletas estão o norte-americano Dali Blanch (5º do mundo no ranking mundial juvenil), o chinês Juncheng Shang (14º) e o brasileiro Pedro Boscardin (19º). Além deles, participa da chave masculina o jovem sueco Leo Borg (43º), filho da lenda Björn Borg, campeão de 11 Grand Slams e que está em Criciúma apoiando o garoto. No último domingo, Leo foi campeão do Brasil Juniors Cup em Porto Alegre (RS).

Entre as garotas, os holofotes estão voltados para a húngara Natalia Szabanin (14ª do ranking), que foi campeã do Brasil Juniors Cup, e a russa Diana Shnaider (15ª), vice na capital gaúcha. A melhor brasileira ranqueada para participar da competição é a catarinense Priscila Janikian (156ª).

O Banana Bowl é um torneio de Grade A dentro da pontuação para o ranking mundial, abaixo apenas dos Grand Slams. Por isso, é considerado um dos mais importantes para os atletas juvenis.

Sobre o Banana Bowl

Realizado pela primeira vez em 1969, o Banana Bowl carrega décadas de tradição em revelar grandes nomes para o esporte. Ao longo dos anos, alguns dos que vieram a se tornar os principais atletas da modalidade passaram pelas quadras do torneio, como o norte-americano John McEnroe, o tcheco Ivan Lendl, a argentina Gabriela Sabatini, o austríaco Thomas Muster, os argentinos José Luis Clerc, Mariano Zabaleta, o francês Yannick Noah, a eslovaca Dominika Cibukova, a russa Svetlana Kuznetsova, a sérvia Ana Ivanovic e os brasileiros Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Andrea Vieira, Roberta Burzagli, Jaime Oncins, Flávio Saretta, Thomaz Bellucci, Teliana Pereira e muitos outros.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG