Notícias | Dia a dia
Ljubicic: 'Roger e Rafa marcaram a história do tênis'
28/02/2021 às 10h42

Turim (Itália) - Um dos treinadores do suíço Roger Federer, que já está contando os dias para seu retorno ao circuito no ATP 250 de Doha, o croata Ivan Ljubicic se esquivou de cravar o pupilo como o maior tenista da história ao ser questionado pela Tennis Magazine Itália. Contudo, o técnico e ex-tenista profissional não deixou de elogiar Federer e também o espanhol Rafael Nadal.

“Na minha opinião não existe uma resposta seca. Sabe quantas pessoas me dizem que, segundo elas, Roger é o maior, aconteça o que acontecer? Não estou convencido de que o mais bem-sucedido seja automaticamente o maior. Ou que apenas um nome deva ser mencionado. No esporte existe um conceito que se chama legado”, afirmou Ljubicic.

“Roger e Rafa deixaram uma marca importante na história do tênis. Roger não é apenas suas vitórias, mas como ele joga, como vive o tênis, como se comportou e o que isso representa para as pessoas. Essa rivalidade sem fim deles e suas vitórias são coisas únicas. Eles mudaram o esporte. O que vemos agora no tênis é o resultado do que os dois fizeram desde 2005”, observou o croata.

+ Ljubicic diz que Federer está motivado para a volta
+ Ljubicic garante que Federer é o último que irá treinar

Para o técnico do suíço, a rivalidade de Federer e Nadal foi tão destacável que influenciou o sérvio Novak Djokovic, outro nome que Ljubicic coloca neste alto patamar e que agora disputa com os dois os maiores recordes do tênis. “Em certo sentido eles meio que ‘criaram’ também Djokovic, que teve que encontrar uma maneira de enfrentá-los e vencê-los”.

Ljubicic aproveitou a pausa no circuito em 2020 para criar o LJ Sports Group. Ele e sua equipe já contrataram o compatriota Borna Coric, a russa Daria Kasatkina e nomes fora do tênis como Nico Hülkenberg e o jogador de futebol Ivan Perisic. “Eu não sou um agente. Eu sou o dono da empresa. Enquanto Roger jogar, antes de mais nada serei seu treinador”, explicou o croata.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva