Notícias | Dia a dia
Swiatek: 'Tentei copiar o estilo de jogo do Nadal'
24/02/2021 às 18h00

Polonesa é a atual campeã de Roland Garros e nunca escondeu sua admiração por Nadal

Foto: Arquivo

Adelaide (Austrália) - Atual campeã de Roland Garros, Iga Swiatek tem uma fonte de inspiração para seguir em altíssimo nível nas quadras de saibro. A polonesa de apenas 19 anos e atual 18ª do ranking sempre deixou claro que Rafael Nadal era o seu principal ídolo no tênis. Mas em entrevista à Tennis Magazin, da Alemanha, Swiatek foi além e disse que moldou seu estilo de jogo assistindo às partidas de Nadal e que foi incentivada por seu primeiro técnico a manter essa estratégia.

"Eu não assistia muito tênis tênis quando era mais jovem. O único jogador que me fascinava era Rafael Nadal. Assistia principalmente às partidas do Rafa e acho que copiei o estilo de jogo dele", disse Swiatek à publicação alemã. "Gosto de bater na bola com muito topspin. Meu primeiro técnico me disse que era incomum uma menina jogar com tanto topspin, mas me aconselhou a continuar porque poderia ser um diferencial para mim no futuro".

+ Título de Swiatek foi o mais dominante desde Graf
+ Rock clássico e mente sã: Conheça Iga Swiatek

A polonesa revelou ainda que não tinha muitas mulheres e meninas para jogar contra ela em seu país, o que a obrigou a imitar os estilos de jogo mais comuns do tênis masculino. "Eu jogava muito com homens porque também não havia muitas mulheres jogando na Polônia. Isso permitiu que eu me desenvolvesse mais rápido como jogadora".

Depois de ter contato mais próximo com Nadal nos grandes eventos do circuito, Swiatek diz que sua admiração pelo espanhol é ainda maior. "Quando eu era mais jovem, eu adorava ver a energia como ele jogava. E agora que o conheço não apenas como jogador, mas também como pessoa, eu respeito ainda mais. Ele é humilde e continua sendo a mesma pessoa que era antes de ganhar tantos títulos".

Outra fonte de inspiração para a polonesa é compatriota Agnieszka Radwanska, ex-número 2 do mundo e finalista de Wimbledon em 2012. "Ela foi uma inspiração incrível para jovens jogadores da Polônia. E mostrou que é possível jogar no mais alto nível mesmo sem ter o melhor sistema de fomento ao esporte em nosso país. Com sua ótima carreira, ela provou que você pode fazer isso sozinha e que vale a pena lutar".

Polonesa está nas quartas em Adelaide
Swiatek disputa nesta semana o WTA 500 de Adelaide. Ela estreou vencendo a norte-americana Madison Brengle por 6/3 e 6/4, depois passou pela australiana Maddison Inglis nas oitavas por 6/1 e 6/3. Sua adversária nas quartas de final será a norte-americana Danielle Collins, 37ª do ranking. A partida acontece por volta das 5h (de Brasília) desta quinta-feira.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva