Roterdã (Holanda) - Novo número 3 do mundo, colocação alcançada após o vice-campeonato no Australian Open, o russo Daniil Medvedev tem agora na mira o espanhol Rafael Nadal e o posto de número 2 do mundo. Na próxima semana ambos estarão em ação no ATP 500 de Roterdã e travarão uma disputa direta pela vice-liderança do ranking.
Medvedev está atualmente apenas 115 pontos atrás do espanhol e um título no torneio holandês lhe garante a segunda colocação independentemente do resultado de Nadal no torneio. Caso consiga superar o canhoto de Mallorca no ranking, o russo quebrará uma hegemonia de mais de 15 anos do Big Four nas duas primeiras posições de ATP.
Desde a lista publicada no dia 25 de julho de 2005, nenhum outro tenista que não fosse Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic ou Andy Murray chegou ao posto de número 2 do mundo, conseguindo no máximo a terceira colocação que tem Medvedev atualmente. Neste período apenas os quatro se alternaram entre os dois primeiros lugares.
O australiano Lleyton Hewitt foi o último a ocupar a vice-liderança antes deste domínio do Big Four, figurando como número 2 do mundo em 18 de julho de 2005. Depois disso só mesmo Federer, Nadal, Djokovic e Murray se alternaram por lá. Já a terceira posição foi mais variável e teve 19 nomes diferentes, sendo Medvedev o mais recente desta lista.
Today, @DaniilMedwed becomes 19th different World No. 3 since 25 July 2005.
— ATP Media Info (@ATPMediaInfo) February 22, 2021
During that time, only @DjokerNole, @RafaelNadal, @RogerFederer and @Andy_Murray have been ranked in Top 2.
Medvedev trails No. 2 Nadal by 115 points with both men due to play @ABNAMROWTT 500 next week.