Notícias | Dia a dia | Australian Open
Medvedev mantém escrita e bate Rublev em 3 sets
17/02/2021 às 03h37

Melbourne (Austrália) - Assim como fez nos quatro duelos anteriores, o russo Daniil Medvedev voltou a derrotar o compatriota Andrey Rublev sem perder sets. Nesta quarta-feira, o número 4 do mundo garantiu sua vaga nas semifinais do Australian Open ao marcar parciais de 7/5, 6/3 e 6/2 para cima do conterrâneo, depois de 2h05 de confronto.

Medvedev se torna o quinto russo a alcançar as semifinais em Melbourne, se juntando a Aslan Karatsev, que um dia antes surpreendeu o búlgaro Grigor Dimitrov e terá pela frente o sérvio Novak Djokovic. O adversário de Daniil ainda não está definido e sairá da última partida de quartas de final do torneio, entre o espanhol Rafael Nadal e o grego Stefanos Tsitsipas.

O triunfo desta quarta-feira foi apenas o segundo de Medvedev sobre um top 10 em Grand Slam. Sua única vitória deste nível até então aconteceu na primeira rodada de Wimbledon em 2017, quando deixou pelo caminho o suíço Stan Wawrinka, então número 3 do mundo.

Rivais por uma vaga nas semifinais do Australian Open, Medvedev e Rublev estiveram do mesmo lado na preparação para o torneio e ajudaram a Rússia a levar o título da ATP Cup, com ambos vencendo todas as partidas de simples que disputaram. Karatsev também estava na equipe, mas disputou apenas jogos nas duplas.

Em busca do 19º triunfo consecutivo, Medvedev não perde desde a queda nas quartas de final no ATP 500 de Viena. Ele teve trabalho para sair na frente de Rublev, que foi o primeiro a perder o saque, no sexto game, mas devolveu a quebra em seguida. O break que definiu o primeiro set veio apenas na reta final, no 12º e último game, em que o atual número 8 do mundo se complicou, encarou um 0-40 e acabou quebrado de zero.

Rublev manteve o jogo equilibrado até a segunda metade do segundo set. Após perder três chances de quebra em um longo e disputado sétimo game, ele perdeu rendimento e levou um break em seguida. Daí em diante o jogo foi todo de Medvedev, que primeiro fez 2 sets a 0 e abriu a terceira parcial vencendo os quatro primeiros games. Ele então só precisou administrar a larga vantagem para selar a vitória.

O duelo de russos acabou com Medvedev anotando mais bolas vencedoras (30 a 20) e cometendo menos erros não forçados (33 a 39). Ele ainda se deu melhor na batalha de aces, com 14 contra 8 de Rublev, que ao menos nas duplas faltas conseguiu uma a menos (3 a 4).

Comentários