Notícias | Dia a dia | Australian Open
Muchova consegue incrível virada e derruba Barty
16/02/2021 às 23h23

Melbourne (Austrália) - Principal esperança da casa para um título de simples neste Australian Open, a número 1 do mundo Ashleigh Barty não se reencontrará com o público, que poderá voltar ao Melbourne Park a partir das semifinais. Isso porque ela foi derrotada nesta quarta-feira pela tcheca Karolina Muchova, que buscou uma incrível virada e fechou o jogo com parciais de 1/6, 6/3 e 6/2.

Com a vitória de Muchova, além de garantir uma vaga nas semifinais do torneio, ela também assegurou que uma das finalistas será de fora do top 20. Atual 27 do mundo, a tcheca de 24 anos enfrentará por um lugar na decisão a vencedora da partida entre as norte-americanas Jennifer Brady (24ª do mundo) e Jessica Pegula (61ª), que logo na sequência se enfrentarão para fechar as quartas de final.

Esta é a melhor campanha da carreira da tcheca em Grand Slam, superando os feitos em Wimbledon 2019, quando parou nas quartas. Com o desempenho na competição, Muchova se aproximará bastante do inédito top 20. Ela vai subindo provisoriamente para o 22º lugar, uma colocação abaixo da melhor da carreira até então.

Apesar da vitória, Muchova começou muito mal na partida e foi dominada no primeiro set, em que cometeu 13 erros não forçados e só anotou uma bola vencedora. Barty venceu os cinco primeiros games do jogo e fechou o primeiro set sem sustos, vencendo 80% dos pontos com o saque e metade dos que disputou nas devoluções.

Barty manteve o ritmo no início da segunda parcial e abriu 2/0, mas veio um atendimento a Muchova que mudou o rumo da partida. A tcheca voltou melhor, cortou os erros e calibrou a mão, dando muito mais trabalho à tenista da casa. Ela devolveu o break no quarto game e no oitavo tomou a dianteira, sacando em seguida para empatar.

No terceiro e decisivo set foi a vez da australiana começar muito mal. Ela perdeu o saque logo de cara e no segundo game deixou passar os dois break-points que teve para tentar devolver a quebra. Muchova então aproveitou o bom momento e ampliou a vantagem com nova quebra no sétimo game. Barty tentou se salvar e evitar a derrota no oitavo, mas não aproveitou os três break-points que teve e caiu no primeiro match-point que enfrentou.

Comentários