Notícias | Dia a dia | Australian Open
Karatsev surpreende mais um e consegue feito no AO
14/02/2021 às 02h22

Melbourne (Austrália) - O domingo de oitavas de final na chave masculina começou com uma grande surpresa. Cabeça de chave 20, o jovem canadense Felix Auger-Aliassime abriu 2 sets a 0 contra o quali russo Aslan Karatsev, mas não conseguiu sustentar a vantagem até o fim e levou uma incrível virada, caindo com parciais de 3/6, 1/6, 6/3, 6/3 e 6/4, após 3h25 de batalha.

Ao alcançar as quartas de final logo no primeiro Grand Slam que disputa, o russo se tornou apenas o sétimo a conseguir tal feito desde a Era Aberta e o primeiro desde Alex Radulescu em Wimbledon 1996. Ele também é o primeiro quali a ir tão longe em um dos quatro principais torneios desde 2011, algo que na Austrália não acontecia desde 1984. 

De quebra, Karatsev também se tornou o jogador com ranking mais baixo a ir tão longe no Melbourne Park desde 1991. Seu próximo adversário sairá do duelo entre o austríaco Dominic Thiem e o búlgaro Grigor Dimitrov.

Karatsev era um considerável desconhecido até esta semana. Ele 'furou' o qualificatório disputado em Doha para disputar seu primeiro Slam aos 27 anos e entrou como 114º colocado. Mostrou um jogo muito agressivo de bolas retas e winners, tendo passado com facilidade pelo top 10 Diego Schwartzman na rodada anterior.

O russo no entanto decepcionou nos dois primeiros sets e viu um Aliassime muito superior na consistência, ainda que o canadense encontrasse algum problema com o saque, tendo perdido um serviço e evitado três break-points seguidos no sétimo game do primeiro set. Mas Karatsev somou 13 erros não forçados em cada set e apenas sete winners no total, o que justificava o placar.

Mais solto, o russo enfim teve mais sucesso a partir no terceiro set, sempre utilizando bolas bem retas e profundas. Conseguiu manter Aliassime na defesa e viu o canadense perder a precisão no forehand e ficar cada vez mais tenso, sem conseguir mais ameaçar o saque do adversário.

O quinto set seguiu o roteiro dos dois anteriores, com Karatsev superior e não dando brechas para o canadense. Um break-point convertido pelo russo logo no terceiro game o colocou em situação confortável e pressionou Aliassime, que depois de abrir 2 a 0 estava cada vez mais perto da derrota. O jovem tenista não teve chance alguma de devolver a quebra e ainda salvou quatro breaks no sétimo antes de levar a virada.

Comentários