Notícias | Dia a dia
Federer comemora 20 anos do primeiro título na ATP
04/02/2021 às 06h00

Milão (Itália) - O primeiro dos 103 títulos conquistados pelo suíço Roger Federer faz aniversário nesta quinta-feira. Foi há exatos 20 anos que o tenista da Basileia levantou seu primeiro troféu de campeão no circuito da ATP, derrotando o francês Julien Boutter na final do torneio de Milão, disputado no carpete coberto.

“Eu queria muito vencer meu primeiro título de ATP. Foi uma grande semana para mim, enfrentei Boutter na final e cheguei um pouco pressionado porque era meio que o favorito para aquele jogo Era uma quadra coberta e bem rápida, Boutter sacava muito bem e não dava para prever o que aconteceria”, relembrou o suíço.

“Acho que senti mais um alívio do que felicidade, lembro de ter pensado na hora: pelo menos eu tenho um”, complementou Federer, que em sua caminhada para a final havia despachado o croata Goran Ivanisevic e o russo Yevgeny Kafelnikov.

Com apenas 19 anos de idade, Federer já estava em sua terceira decisão, tendo perdido as duas anteriores. Um ano antes, ele fora superado pelo compatriota Marc Rosset na final de Marselha. Ainda naquela temporada de 2000, o suíço havia alcançado pela primeira vez a final na Basileia, superado pelo sueco Thomas Enqvist em batalha de cinco sets.

Antes daquela final, Federer lembrou dos erros cometidos em 2000, perdendo um tiebreak no terceiro set contra Rosset em Marselha e um difícil quinto set contra Enqvist na Basileia. “Joguei muito bem contra o Enqvist e acabei perdendo. Então pensei: ‘Oh, Deus, lá vamos nós. Eu nunca vou ganhar um torneio’. Então, quando ganhei Milão obviamente fiquei extremamente aliviado e muito feliz. Eu joguei muito bem. Foi um grande momento para mim”.

Rival na partida que rendeu o suíço seu primeiro título ATP, Boutter ironiza ao rememorar a derrota. “Tenho o meu pequeno espaço no que é a carreira de Federer, fui o primeiro a perder uma final para ele. Muitos outros fizeram depois o mesmo que eu”, brincou o francês, que na época tinha 26 anos e ocupava a 67ª colocação.

Boutter conseguiu vencer um título antes de se aposentar, faturando o ATP de Casablanca em 2003. Já Federer fez muito mais do que isso, conquistou mais 102 títulos, sendo 20 deles em Grand Slam.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG