Notícias | Dia a dia
Alcaraz derruba Goffin e vai enfrentar Monteiro
03/02/2021 às 08h21

Alcaraz marcou sua terceira vitória na ATP e a mais importante da carreira

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - O promissor espanhol Carlos Alcaraz conseguiu uma expressiva vitória nesta quarta-feira e garantiu vaga nas oitavas de final do Great Ocean Road Open, um dos ATP 250 da semana no Melbourne Park. O jovem jogador de 17 anos e 146º do ranking eliminou o belga David Goffin, cabeça 1 do evento e número 14 do mundo, com duplo 6/3 em 1h13 de partida.

Esta é a maior vitória da carreira de Alcaraz. Antes do torneio, ele só tinha uma vitória em nível ATP, conquistada no Rio Open do ano passado, quando atuou como convidado. Ele estreou no torneio desta semana contra o húngaro Attila Balazs, mas só precisou disputar quatro games, beneficiado pela desistência do rival, que havia sofrido uma lesão no pé esquerdo.

Alcaraz é o próximo adversário do número 1 do Brasil Thiago Monteiro. O cearense de 26 anos e 83º do ranking vem de duas vitórias contra australianos em Melbourne. Monteiro estreou vencendo o alternate Thomas Fancutt, que entrou no lugar do lesionado canadense Vasek Pospisil, e buscou uma virada nesta quarta-feira contra o ex-top 40 Matthew Ebden.

Revelação do Ano, espanhol ficou isolado na Austrália
Escolhido como a Revelação de 2020 pela ATP, Alcaraz deu um salto de 350 posições no ranking ao longo da última temporada. Ele conquistou seus três primeiros títulos de challenger da carreira em Trieste, Barcelona e Alicante. No início deste ano, furou o quali do Australian Open, que foi disputado em Doha, e garantiu vaga na chave principal de um Grand Slam pela primeira vez.

Mas o bom momento de Alcaraz foi brecado nas últimas semanas. O espanhol chegou a Melbourne em um voo que tinha uma pessoa contaminada pela Covid-19. Segundo o protocolo de segurança do torneio, todos os 25 tenistas que estavam naquele avião ficaram isolados em seus quartos por 14 dias, sem poder sair até mesmo para as cinco horas regulamentares para treinamento. 

No total, 72 jogadores ficaram nessa situação, já que outros dois voos chegaram à Austrália com ao menos uma pessoa contaminada. A Real Federação Espanhola de Tênis (RFET) chegou a emitir uma carta à Tennis Australia solicitando melhorias nas condições de treinamento para seus jogadores em completo isolamento, incluindo Alcaraz, mas recuou um dia depois.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva