Londres (Inglaterra) - O recurso apresentado pela ucraniana Dayana Yastremska a respeito de sua suspensão provisória por doping foi negado pela Federação Internacional de Tênis. A ITF divulgou nesta sábado um comunicado dizendo que um tribunal independente avaliou a petição da ucraniana, mas decidiu mantê-la afastada do circuito.
Yastremska, de 20 anos e 29ª do ranking, está suspensa desde o dia 7 de janeiro. Um exame de urina realizado no dia 24 de novembro de 2020, fora do período de competição, indicou a presença da metabolito mesterolona, da categoria S1 (Agentes Anabólicos) da lista de substâncias proibidas pela Wada (Agência Mundial Antidoping). Ela aguarda julgamento para a definição do período de suspensão.
Decision on application by Dayana Yastremska to lift provisional suspension: https://t.co/Jt0GcyirA2
— ITF Media (@ITFMedia) January 23, 2021
A ucraniana chegou a viajar para Melbourne e está cumprindo a quarentena obrigatória de 14 dias, já que tinha a expectativa de reverter a punição. Se ela obtivesse sucesso em seu pedido, seria autorizada a voltar a jogar imediatamente. Por isso, acabou ficando dentro da bolha com as demais atletas.
Ainda segundo a ITF, Yastremska ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Para conseguir jogar o Australian Open, que começa em 8 de fevereiro, ela precisaria que esse recurso fosse julgado a tempo e tivesse resultado positivo para a ucraniana.