Notícias | Dia a dia
Epidemiologista aposta em novos casos antes do AO
18/01/2021 às 09h33

Melbourne (Austrália) - Por enquanto já são 72 os tenistas totalmente confinados e o número pode até passar dos 100 se for confirmado mesmo que um infectado estava em um dos voos vindos de Dubai. E segundo especialistas ouvidos pelo Sydney Morning Herald, a tendência é que novos casos surjam antes do Australian Open, mesmo depois de testes negativos ao desembarcarem na Austrália.

"Às vezes, se você acabou de ser infectado, a carga viral ainda não é grande o suficiente para ser detectada imediatamente por um teste de PCR", disse Adrian Esterman, professor de bioestatística e epidemiologia da University of South Australia. "Com taxas tão altas de infecções em vários dos países de onde vêm esses jogadores e dirigentes, não ficaria surpreso se descobríssemos mais casos positivos nos próximos dias", completou.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Victoria confirmou, na tarde de segunda-feira local, novos casos ligados ao Aberto da Austrália. São três homens na casa dos 30 anos e um homem na faixa dos 50. Autoridades de saúde pública e esportivas se recusaram a fornecer mais detalhes sobre os casos positivos, citando razões de privacidade.

+ Organização do Australian Open descarta adiamento
+ Autoridades negam os pedidos feitos por Djokovic
+ Comissária de quarentena reforça isolamento no AO
+ Voo de Dubai pode ser o 4º com um contaminado

O professor Esterman disse que as medidas de quarentena da Austrália provavelmente foram um choque para muitos jogadores que vieram de países que não têm o mesmo nível de precauções contra a infecção por coronavírus.

"Os australianos têm sido muito, muito bons em termos de cumprir o que são solicitados a fazer, mas muitos desses jogadores estão chegando um pouco como prima donas. Eles querem sua comida, estão fazendo suas próprias demandas, então será potencialmente desafiador fazê-los cumprir o que é necessário", finalizou o epidemiologia da University of South Australia.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG